A partir do dia 24 de março de 2014 estão abertas as inscrições para o processo seletivo do primeiro curso de Agronomia do Rio Grande do Sul voltado ao público da reforma agrária. A iniciativa é uma parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, com o Instituto Educar e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera).

Créditos: Divulgação / INCRA Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Educar, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Pontão (RS), até o próximo dia 26. Podem participar beneficiários da reforma agrária e seus dependentes. A seleção será feita por meio de duas provas. A primeira, no dia 29 de março, inclui questões de português, biologia, matemática, química e sobre temas como a questão agrária brasileira, a educação no campo, realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável.

Nesta primeira fase, 110 alunos serão classificados. A segunda etapa é uma redação, no dia 3 de abril. Serão selecionados 55 alunos para esta primeira turma do curso. Em um levantamento preliminar do Instituto Educar, cerca de 230 candidatos de 14 estados manifestaram interesse na inscrição mostrando que a demanda pelo curso é grande.

Diferencial

"Esta é uma conquista coletiva muito importante para a educação do campo e para a educação pública", comemora o engenheiro agrônomo e coordenador do curso pelo Instituto Educar, Jéferson Boeira da Silva.

A execução do curso é acompanhada por um colegiado formado pelos parceiros. As aulas ocorrerão no Educar. A UFFS é responsável pelo edital de seleção, pelas matrículas e diplomação dos alunos. Os professores são do quadro da universidade e de outras instituições educacionais.

Como toda a iniciativa pedagógica do Pronera, haverá alternância entre o tempo escola e o tempo comunidade. Silva destaca dois aspectos que diferenciam o curso: o enfoque é uma formação voltada à agricultura camponesa e ao domínio de técnicas da agroecologia. 

Além disto, o tempo escola funciona em regime de internato. "Isto proporciona um melhor aproveitamento do tempo e estudo focalizado. Temos previsto um tempo leitura, para desenvolver este hábito entre os universitários. Além disto, a formação é diferenciada pela convivência, pelo respeito coletivo", explica Silva.

Serviço

Inscrições para o Curso de Agronomia Pronera/UFFS/Instituto Educar
Local: sede do Instituto Educar 
Endereço: Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Área 9, Pontão, RS)
Data: de 24 a 26 de março de 2014
Quem pode se inscrever: beneficiários da reforma agrária e seus dependentes

Mais informações: edital de seleção publicado pela UFFS.

FONTE

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Exibições: 58

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço