A partir do dia 24 de março de 2014 estão abertas as inscrições para o processo seletivo do primeiro curso de Agronomia do Rio Grande do Sul voltado ao público da reforma agrária. A iniciativa é uma parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, com o Instituto Educar e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera).
As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Educar, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Pontão (RS), até o próximo dia 26. Podem participar beneficiários da reforma agrária e seus dependentes. A seleção será feita por meio de duas provas. A primeira, no dia 29 de março, inclui questões de português, biologia, matemática, química e sobre temas como a questão agrária brasileira, a educação no campo, realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável.
Nesta primeira fase, 110 alunos serão classificados. A segunda etapa é uma redação, no dia 3 de abril. Serão selecionados 55 alunos para esta primeira turma do curso. Em um levantamento preliminar do Instituto Educar, cerca de 230 candidatos de 14 estados manifestaram interesse na inscrição mostrando que a demanda pelo curso é grande.
Diferencial
"Esta é uma conquista coletiva muito importante para a educação do campo e para a educação pública", comemora o engenheiro agrônomo e coordenador do curso pelo Instituto Educar, Jéferson Boeira da Silva.
A execução do curso é acompanhada por um colegiado formado pelos parceiros. As aulas ocorrerão no Educar. A UFFS é responsável pelo edital de seleção, pelas matrículas e diplomação dos alunos. Os professores são do quadro da universidade e de outras instituições educacionais.
Como toda a iniciativa pedagógica do Pronera, haverá alternância entre o tempo escola e o tempo comunidade. Silva destaca dois aspectos que diferenciam o curso: o enfoque é uma formação voltada à agricultura camponesa e ao domínio de técnicas da agroecologia.
Além disto, o tempo escola funciona em regime de internato. "Isto proporciona um melhor aproveitamento do tempo e estudo focalizado. Temos previsto um tempo leitura, para desenvolver este hábito entre os universitários. Além disto, a formação é diferenciada pela convivência, pelo respeito coletivo", explica Silva.
Serviço
Inscrições para o Curso de Agronomia Pronera/UFFS/Instituto Educar
Local: sede do Instituto Educar
Endereço: Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Área 9, Pontão, RS)
Data: de 24 a 26 de março de 2014
Quem pode se inscrever: beneficiários da reforma agrária e seus dependentes
Mais informações: edital de seleção publicado pela UFFS.
FONTE
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Tags:
© 2025 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por