De acordo com uma nota de imprensa da embaixada de Angola no Brasil chegada hoje, quarta - feira, à Angop, a missão angolana, acompanhada de consultores brasileiros, manteve um encontro na terça-feira com o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, durante o qual foi informado sobre o avanço dos trabalhos e dos contactos estabelecidos pela comitiva angolana com as instituições brasileiras.
Na ocasião, o engenheiro Augusto Nguimbi, um dos consultores angolanos do grupo de trabalho para a formulação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, informou estar já na fase final de elaboração o referido programa que conta com o apoio da FAO.
O referido Programa será posteriormente submetido ao Executivo angolano para aprovação e mobilização de recursos para a sua implementação.
Por sua vez, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, exortou os quadros do Ministério da Agricultura presentes a aproveitarem ao máximo a experiência brasileira, não descurando na formulação do programa nacional de desenvolvimento da agricultura familiar a componente da investigação e o papel que a Empresa Brasileira de Pesquisas Agrárias (EMBRAPA) pode jogar nesse campo, pois, só deste modo, se poderão corrigir os eventuais erros e potenciar-se com os resultados da investigação.
O Programa Nacional para a Agricultura Familiar, que conta com o apoio técnico da FAO, enquadra-se no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 e deverá estar concluído ainda este ano.
No Brasil, a missão angolana manteve já contactos com entidades do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizou visitas à cintura agrícola de Brasilia, estando ainda previstos encontros no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza.
Importa salientar que Angola deverá albergar ainda este ano uma reunião Cimeira sobre a importância da Agricultura familiar no desenvolvimento dos países africanos.
Fonte
portalangop.co.ao