Pesquisadores do Cepea participaram da 11° Conferência de Ovinos e Bovinos do Agri Benchmark em York, na Inglaterra, em junho, e indicam que a pecuária de corte brasileira, para se manter em posição de destaque no mundo, tem como desafio investir em tecnologias que elevem sua produtividade. A constatação não é nova, mas a dificuldade de converter essa recomendação em prática a mantém na pauta das principais discussões mundiais sobre o setor.

A demanda por carne bovina tem avançado em ritmo mais acelerado que a oferta, principalmente em países emergentes, onde a renda tem aumentado de forma mais acentuada. O mundo precisa cada vez mais de alimentos, e a carne, no Brasil, concorre em área com culturas como cana-de-açúcar, soja e milho.

Paralelamente à concorrência entre culturas, o produtor brasileiro precisa também adequar seus sistemas produtivos à legislação ambiental, que representa impossibilidade de abertura de novas áreas e mesmo diminuição do espaço agricultável, nos casos de recomposição de reserva legal e áreas de preservação permanente. A equação que tem de um lado a necessidade de se elevar a produção de alimentos e de outro certas restrições de espaço volta a ser solucionada pela via do ganho de produtividade.

Confira outras informações no arquivo anexo ou em http://cepea.esalq.usp.br/imprensa

Acompanhe atualizações de mercado em nosso Twitter! http://twitter.com/CepeaEsalq

Exibições: 26

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço