A cartilha Boas Práticas Sanitárias na Produção Leiteira apresenta, de maneira didática, recomendações para a redução de problemas com doenças e contaminações, agregando valor ao produto. No manual são abordados, entre outros temas, cuidado com a higiene do local da ordenha e do ordenhador, teste para controle de mastite, bem-estar animal e vacinas obrigatórias.
Segundo a pesquisadora da Pesagro-Rio, e uma das autoras do trabalho, Leda Kimura, o objetivo da publicação é instruir quanto à obtenção de alimento seguro para o consumidor e quanto à melhoria na produtividade de leite a partir de animais sadios, com consequente aumento de renda para o produtor.
O superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, acrescentou que a cartilha também estará acessível aos produtores nos Núcleos de Defesa Agropecuária no estado.
“É uma ferramenta para melhorar a qualidade da matéria prima disponibilizada para o consumidor. Na indústria, por exemplo, é difícil obter um produto final de qualidade com matéria prima ruim” finalizou ele.
A cartilha poderá ser acessada através deste link (arquivo PDF).
FONTE