Representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  se reuniram para criar um grupo técnico com intuito de analisar a segurança do uso de ivermectina de longa ação no rebanho nacional.

A equipe tem 15 dias para apresentar um protocolo de estudo científico que possa esclarecer dúvidas e gerar dados que serão utilizados para discussões técnicas referentes à segurança do uso do produto.

De acordo com a SDA, estes dados serão utilizados para demonstrar a qualidade dos alimentos de origem animal produzidos no País, auxiliando também a abertura e manutenção de novos mercados importadores.

A iniciativa conta com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e da Universidade de São Paulo (USP).

Ivermectina 

A ivermectina é um parasiticida composto do grupo das avermectinas (lactonas macrocíplicas), utilizado para prevenção e tratamento de endo e ectoparasitas nos animais, principalmente em bovinos.

Instrução Normativa 12/14

Outra iniciativa da SDA foi a publicação da Instrução Normativa 12/14 no Diário Oficial da União (DOU) no dia 8 de maio, que inclui as avermectinas de longa ação sobre a venda controlada, ou seja, somente poderão ser comercializadas após a emissão de um receituário veterinário. Esta norma visa melhorar o uso do produto evitando o aparecimento de resíduos nos alimentos de origem animal brasileiros.

Fonte

Portal Brasil

Exibições: 42

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço