Durante o inverno, uma das preocupações mais constantes dos produtores está no manejo sanitário e alimentar dos animais. Alguns cuidados básicos precisam ser tomados para evitar as perdas no rebanho e a manutenção da produção.
De acordo com a veterinária Sandra Carneiro, este é o momento ideal para se fazer um manejo correto contra as verminoses, já que, devido ao frio e à seca, os vermes encontram-se dentro do animal.

- Desta forma, evita-se a contaminação do ambiente na época de calor, quebrando o ciclo. É uma forma estratégica de controle.

Outra questão que precisa ser levada em consideração é o cuidado com os animais mais novos. O produtor Rubens Catenacci, especialista na produção de bezerros, ressalta a importância do manejo sanitário adequado desde o nascimento dos bezerros.

- Cumprimos o calendário à risca, pois estes animais tem menos imunidade do que os animais mais erados, tornando o cuidado redobrado até mesmo quando começa os nascimentos dos nossos bezerros. Por isso é importante utilizar bons produtos, pois são eles que farão a diferença na saúde do rebanho - enfatiza Rubens.

Segundo Sandra, o maior desafio é justamente lidar com essa baixa imunidade dos animais, que diminui em média aos quatro meses.

- Recomenda-se fazer uma vermifugação e a vacina do carbúnculo nesta época, para que o bezerro chegue à desmama sem verminoses e protegido das doenças.

FONTE
RURALBR

Exibições: 26

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço