O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) implementou neste mês, o Sistema Estadual de Inspeção de Minas Gerais (SISEI-MG), através da Portaria nº 1319, de 18 de junho de 2013. O SISEI-MG consistirá no reconhecimento pelo IMA, da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de municípios, como apto a permitir que os estabelecimentos nele registrados comercializem os produtos de origem animal dentro do Estado.

O objetivo é fomentar a economia das regiões mineiras através da implantação do SIM (por município) ou através de consórcios intermunicipais para a produção, manutenção e comercialização de alimentos de origem animal. Os produtos contemplados com a ação fiscalizadora do SISEI-MG são: carne, leite, pescado, mel e cera de abelha, ovo e seus derivados.

A obtenção de livre comércio intermunicipal desses produtos depende da adesão das Prefeituras ao Sistema através dos consórcios. Tal adesão é voluntária e está condicionada ao reconhecimento, pelo IMA, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) como equivalente ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

IMA realizará auditorias de manutenção no SIM que fizer parte do SISEI-MG, para verificar a manutenção dos requisitos exigidos e o atendimento às normas vigentes. Após a realização da auditoria, o SIM poderá ser considerado conforme; com restrição ou não conforme. Os rótulos dos estabelecimentos registrados no SIM que tiverem aderido ao SISEI-MG deverão ter uma chancela específica para identificação do Sistema.

O novo Sistema surgiu pela identificação da grande importância das agroindústrias presentes em pelo menos 70% dos municípios mineiros que possuem população de até 15 mil habitantes e pela dificuldade que esses estabelecimentos possuem para se formalizarem. Conta com a atuação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM).

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, informa que o Sistema vai beneficiar municípios e seus pequenos produtores que estão na informalidade, para assim, regularizar os estabelecimentos e fomentar a economia das regiões, principalmente as com significativa atuação de agroindústrias. “Quem conhece a vocação de Minas Gerais para a agricultura e pecuária vai entender o alcance deste projeto inovador. Já existem demandas e devemos estar preparados para atender. Pois ganha o município, o produtor e a população, que merece produtos de qualidade”, afirma.

A equivalência de serviços de inspeção se dá pela situação na qual as medidas higiênico-sanitária e tecnológica aplicadas por diferentes serviços de inspeção permitam alcançar objetivos comuns de fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos. Já o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o serviço de inspeção implantado e estruturado, vinculado à secretaria ou departamento de agricultura do município, com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal nele registrados.

Fonte

IMA

Exibições: 26

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço