A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA) fazem nesta terça-feira, dia 8, a partir das 8h30, uma visita técnica ao Programa de Melhoramento Genético de Soja, na Estação Experimental da Emater de Senador Canedo para apresentar a cultivar de soja BRSGO 8061, ideal para alimentação humana.
Entre outros produtos em pesquisa, a cultivar será apresentada para coordenadores regionais e gerentes da Emater. A cultivar tem como diferencial ser voltada para a alimentação humana e possuir um alto potencial produtivo. Segundo a coordenadora da visita Isadora Sanchez, a cultivar não possui isoenzimas lipoxigenase, substância que deixa a soja amarga, tornando-a apropriada para a nutrição humana.
A cultivar tem melhor desempenho nas regiões do Sul, Sudoeste e Norte de Goiás e também no Triângulo Mineiro. O plantio da semente pode ser feito entre 15 de outubro e 30 de novembro. A soja pode ser desenvolvida em solos de média e alta fertilidade, com 200 a 300 mil plantas por hectare.
Roteiro da visita
Às 8 horas, a programação começa com um café da manhã. Logo em seguida vai ser realizada a abertura oficial. A visita vai ser dividida em dois momentos. Inicialmente, o pesquisador da Emater Marcos Rogério Nunes mostrará os ensaios finais da soja, ou seja, os ensaios do cultivo e uso de linhagens elites do Programa de Melhoramento Genético da Emater e CTPA. Em seguida, o pesquisador Nerivaldo Elísio, do CTPA, será o responsável por conduzir a visitação ao campo de sementes genéticas. De acordo com Isadora Sanchez, o objetivo principal da atividade é mostrar as linhagens que estão sendo desenvolvidas, além das cultivares já recomendadas e lançadas.
A Estação Experimental da Emater fica na GO-536, Km 3,7, Zona Industrial, em Senador Canedo.
Mais informações: (62) 3201-8814