O Brasil foi um dos primeiros países a aderir ao sistema adotado pela organização para avaliar a evolução dos serviços veterinários no mundo, conhecido como PVS (Performance Vision Strategy), há sete anos, sendo o primeiro na América Latina.
Na abertura do encontro, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, apresentou informações sobre as ações do instituto no âmbito da defesa sanitária animal estadual, bem como toda a estrutura que dispõe para a execução deste trabalho que é feito em parceria com o Ministério da Agricultura.
Ele apresentou os últimos resultados das etapas de vacinação contra febre aftosa, outras doenças e enfermidades que acometem os animais, além de apresentar como é feita a execução do serviço de inspeção de produtos animal (leite, carne e derivados), bem como a Certificação destes produtos. Para o diretor-geral do IMA, o foco do Governo de Minas, é conquistar cada vez mais mercados para os produtos da agropecuária mineira.
Na visita ao Brasil, a missão da OIE deve coletar e analisar as mais recentes informações cientificas sobre o controle da doença animal. Essas informações serão então colocadas á disposição dos países membros para ajudá-los a melhorar os métodos utilizados para controlar e erradicar as doenças eventualmente detectadas na visita, segundo as diretrizes preparadas pela rede de 277 Centros Colaboradores da OIE e laboratórios de referência em todo o mundo.
A missão da Organização Mundial de Saúde Animal chegou ao Brasil no último dia 10, devendo permanecer até o dia 27. Nestes 17 dias, estas equipes da OIE se reunirão, entre outros, como aconteceu aqui em Minas no dia de hoje, com representantes da iniciativa privada, tais como, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Sindicato das Industrias de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Associação dos Suinocultores de Minas Gerais.
Na parte da tarde, a missão estará visitando alguma propriedade rural em torno de Belo Horizonte, além de frigoríficos e granjas. Amanhã, dia 20, eles estarão visitando a sede do LANAGRO, laboratório federal de referência animal, em Pedro Leopoldo.
Fonte