Na semana de 6 a 10 de maio de 2013, 30 profissionais de diversos estados brasileiros participaram do Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analistas de Sementes, realizado na Universidade Federal de Lavras(UFLA), em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Trata-se do único curso de capacitação técnica ofertado no País.

O curso foi ministrado no Setor de Sementes do Departamento de Agricultura (DAG), Laboratório de Análise de Sementes, sob a coordenação da professora Maria Laene Moreira de Carvalho e apoio do Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem). As aulas foram ministradas pela professora Laene, com o apoio de quatro pesquisadoras em pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia - Setor de Sementes.

Com carga horária de 40 horas, os participantes receberam os princípios básicos de análise de sementes, sendo capacitados a realizar o controle da qualidade de sementes de diversas espécies.

Nesta edição, participou como palestrante convidada a fiscal doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Myriam Aparecida Guimarães Leal Alvisi, responsável pelo Laboratório Oficial de Belo Horizonte (MG) e uma das organizadoras do documentoRegras para análises de sementes, lançado pelo MAPA em 2009.

Prontos para o mercado



A engenheira agrônoma Daniele Ribeiro saiu de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, para participar do curso na UFLA e ficou satisfeita com o resultado. A profissional já tinha feito estágio em laboratórios de sementes e queria se especializar em análises para ter um diferencial em seu currículo.

Essa avaliação positiva também foi compartilhada pelo engenheiro agrônomo Bruno Pellegrini, que trabalha em uma empresa de tecnologias de sementes em Holambra, no Estado de São Paulo. Apesar de não trabalhar diretamente com análises de sementes, o profissional fez o curso de capacitação para facilitar os pedidos de análises e também na avaliação dos resultados.

O Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analistas de Sementes é ofertado anualmente pela Universidade Federal de Lavras. Interessados devem acompanhar a abertura de inscrições no site da Abrates em:www.abrates.org.br.

FONTE

Universidade Federal de Lavras
Assessoria de Comunicação da UFLA 
Cibele Aguiar - Jornalista

Exibições: 35

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço