O plantio de milho, soja e trigo ganhou nos Estados Unidos ganhou força na semana encerrada em 12 de maio. O impulso é resultado das condições mais secas em todo o cinturão agrícola. No entanto, de acordo com o relatório de acompanhamento de safra divulgado nessa segunda-feira, dia 13, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o ritmo do plantio continua abaixo da média história. Neste ano, a produção norte-americana atrasou devido a uma primavera excepcionalmente fria e chuvosa. Analistas temem que as chuvas previstas para voltar ao cinturão agrícola dos Estados Unidos provoquem novas interrupções do plantio.
Até o último domingo, apenas 28% da safra 2013/14 de milho tinha sido plantada, contra 12% semana anterior. O número, entretanto, está bem abaixo da média de 65% dos últimos cinco anos para essa etapa da temporada. Nessa mesma época no ano passado, 85% do plantio já havia sido concluído.
O número ficou dentro das expectativas dos analistas: entre 25% e 35%. O ritmo lento do plantio este ano já levantou preocupações sobre uma possível queda de rendimentos e área plantada nos Estados Unidos. Comerciantes e consumidores finais temem que o atraso na semeadura levará a uma colheita tardia. Isso faria a oferta da nova safra chegar ao mercado mais tarde que o habitual. Neste ano, o plantio de soja iniciou na primeira semana de maio.
O atraso do plantio também aumenta os riscos de que o milho esteja em fase de polinização no pico de calor do verão e de que as temperaturas frias do outono danifiquem os grãos antes da colheita.
– O ritmo de plantio de milho é certamente um sinal para que os analistas comecem a embutir nos preços a possibilidade de rendimento mais baixo, a menos que a semeadura acelere significativamente – disse Terry Reilly, analista sênior de commodities da consultoria Futures International.
Desde 1983, houve apenas quatro anos em que as plantações de milho estavam abaixo de 35% nesta época do ano, e, em cada um desses anos, o rendimento final ficou abaixo da média dos últimos 30 anos, acrescentou Reilly. Ainda com relação ao milho, apenas 5% da safra 2013/14 emergiu, em comparação com a marca de 52% há um ano.
Tags:
© 2024 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por