Como tinha que ser, virou debate nacional, ganhando repercussão na mídia convencional, como também nas redes sociais, a elevada alta dos preços de alguns produtos, com ênfase para o tomate. Os meios de Comunicação estão cumprindo o seu papel, e a população utilizando-se da internet para demonstrar o seu desagrado e cobrar uma solução.
Não se vê a mesma intensidade de mobilização em torno de um produto que construiu o país, e que ainda hoje tem um significado social e econômico da maior importância para o país: o café. São mais de oito milhões de empregos diretos e indiretos, um formidável saldo na balança comercial para o Brasil. Base econômica de 1.800 municípios brasileiros.
O Brasil é o maior produtor e exportador, e o segundo maior consumidor do produto no mundo, mas o cafeicultor não é recompensado por sua eficiência, vem amargando seguidas safras com prejuízo e nos dias de hoje o preço de venda não cobre os custos de produção. E o governo não reage, apesar das públicas e insistentes manifestações de cooperativas, sindicatos e lideranças do setor. O tomate dá um baile na cafeicultura.
Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=48...