Os novos valores dos preços mínimos para a safra 2014/2015 e dos produtos das regiões Norte e Nordeste da safra 2015 foram publicados em portaria assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22).  Houve reajustes em produtos como arroz longo fino em casca, algodão em caroço, soja e leite.
A definição dos preços procurou garantir a manutenção da renda de produtores, com base nos custos de produção calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A decisão foi encaminhada em resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) e aprovada em reunião extraordinária ocorrida em 13 de agosto.
A publicação dos preços mínimos apoia os produtores na decisão de plantio desta safra e na busca de crédito de custeio. No caso do leite, cuja vigência do preço  se inicia de imediato, facilita a contratação de crédito para a estocagem do produto.
O preço mínimo é uma ferramenta de política agrícola que permite aos agricultores manterem a renda em caso de queda acentuada no preço de mercado. Nessa situação, o governo banca a diferença entre o preço mínimo e as cotações de mercado, impedindo que o agricultor tenha prejuízo e escassez de alimento na safra seguinte.
Fonte

Exibições: 27

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço