O manejo integrado de plantas daninhas e o manejo de pragas de difícil controle no Cerrado serão destaques da programação do Show Safra BR 163, no próximo dia 30. Especialistas de renome nacional vão debater os temas, apresentando resultados de pesquisa com emprego prático e eficiente nas lavouras visando o controle de plantas daninhas e de pragas dentro de um sistema de manejo.
De acordo com o diretor de Pesquisas da Fundação Rio Verde, Fabio Kempim Pittelkow, a dificuldade de controle de algumas plantas daninhas dentro do sistema produtivo soja-milho tem elevado o custo do produtor e causado perdas de produtividade em função da competição destas com a cultura de interesse econômico por água, luz e nutrientes.
O uso repetido de um mesmo princípio ativo na lavoura tem contribuído para a introdução de plantas daninhas resistentes, o que dificulta o manejo e o controle. Conforme explica o pesquisador, a principal estratégia de manejo é o emprego de uma plataforma integrada, com utilização de produto químico com diferentes princípios ativos e modos de ação, trato mecânico e cultural. “Ao aliarmos estratégias de controle diferentes em áreas ‘problemas’ temos o melhor resultado de controle das plantas daninhas”, observa Pittelkow.
Já no controle de pragas, o fator mais importante é o monitoramento da lavoura visando entrar com a aplicação de defensivos logo após a praga atingir o nível de dano econômico. “Lançar mão de inseticidas eficientes e específicos, aliados a uma tecnologia de aplicação eficiente, tem garantido ótimos resultados”, completa.
A cada safra surgem novos desafios no controle de plantas daninhas e pragas. Daí a importância do produtor se manter sempre atualizado sobre as novas tecnologias de controle e posicionamentos para reduzir custos, melhorar o desempenho de suas lavouras e obter mais lucratividade com seu negócio.
“A busca por atualização em palestras técnicas e dias de campo é eficiente ferramenta para aprimoramento do conhecimento técnico do produtor e de toda a equipe da fazenda”, reforça Pittelkow ao convidar os produtores de
Lucas do Rio Verde e região a participarem do Show Safra BR 163. “Nestes eventos, temos a presença dos principais pesquisadores do Brasil que nos trazem informações de manejo e/ou técnicas que estão sendo empregadas com sucesso e sempre nos fazem crescer profissionalmente, seja pelo esclarecimento de determinada dúvida ou por aquela ‘pulga’ colocada atrás da orelha, por exemplo: ‘será que o que estou fazendo em minha fazenda está correto? Posso melhorar minha eficiência no manejo?”
Estas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas nas mesas redondas programadas para o Show Safra. Os especialistas Mauro Rizzardi, (UPF), Ulisses Rocha Antoniassi (UNESP) e Ruben Silvério de Oliveira Junior (UEM) vão tratar do manejo integrado de plantas daninhas, às 9h30 do dia 30 de março. À tarde, às 13h30, Silvestre Bellettini (UENP-Bandeirantes), Germison Tonkelski (Fundação Chapadão) e o consultor Massaru Yokoyama, vão tratar do manejo de pragas de difícil controle no Cerrado. As duas mesas redondas acontecem no Auditório Cerrado, na Fundação Rio Verde.
Fonte
Cenário MT