O diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, segue neste domingo (14), como representante de Minas Gerais, para a 40ª Reunião Ordinária da Comissão Sul Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa). O evento acontece no Sheraton Panama Hotel & Convention Center, na cidade do Panamá, Panamá, nos dias 18 e 19 de abril.
O objetivo da reunião é consolidar a fase final no hemisfério sul (2011-2020) do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) em cada país, com a finalidade de reforçar a luta contra a doença na última etapa de sua erradicação no continenete. A Cosalfa conta com a colaboração de todos os governos da América do Sul, além da participação de empresários privados de todo o continente sulamericano.
É a primeira vez que a Cosalfa é realizada fora da América do Sul, em decorrência da adesão do Panamá que integrou a Comissão como membro pleno em 2012.
Previamente à reunião da Cosalfa, nos dias 15 e 16, será realizado, no mesmo local, um seminário entre os membros participante, no qual serão abordadas as experiências e lições aprendidas em áreas de emergência livre da febre aftosa sem vacinação. No Brasil, a única área livre sem vacinação é o estado de Santa Catarina. Fatores de risco para introdução e disseminação da doença em áreas livres sem vacinação; Planos de contingência para emergências de doença; Uso de áreas de vacinação de emergência livres sem vacinação e impacto na recuperação e estatuto de comércio; Lições de emergência de zona indene de febre aftosa com vacinação.
A Cosalfa é organizada sob a liderança do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS), com o apoio do Governo da República do Panamá, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário do país.
De acordo com o diretor-geral do IMA, a Cosalfa atua como mecanismo de coordenação regional para promover linhas de ação, avaliando as atividades desenvolvidas regionalmente para o controle e erradicação da doença no continente sulamericano. “A reunião do Panamá adquire especial importância, devido à necessidade de discutir as diretrizes estratégicas do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA)”, afirma.
O PHEFA é uma iniciativa dos países das Américas e surgiu em 1988, a partir da conscientização dos prejuízos causados pela doença nos rebanhos locais. O Plano tem como principal objetivo erradicar a enfermidade do continente Americano o mais urgente possível.
Fonte: http://www.ima.mg.gov.br/acontece-no-ima/1524-ima-representa-minas-...
Tags:
© 2024 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por