Assessoria de Comunicação CNA

O evento, que ocorre na próxima quinta-feira (16), em Goiânia, vai reunir especialistas nacionais e internacionais da agri benchmark Cash Crop para debater as perspectivas do agronegócio


Site oficial da agri benchmark - associação de economistas, cientistas, produtores e consultores de 45 países 
Desde 2012 é realizado o agri benchmark Cash Crop, associação de economistas, cientistas, produtores e consultores de 45 países, que registram, analisam e comparam o desempenho econômico das áreas cultiváveis típicas de cada país participante. 

Como forma de entender a produção de culturas comerciais, em todo o mundo, analisar a competitividade e direcionadores do lucro, fornecer informações de mercado para tomada de decisão e conectar economistas agrícolas mundialmente, a agri benchmark realiza uma vez ao ano, desde 2012, a Conferência Cash Crop seguida de um Fórum Mundial. O evento já aconteceu na África do Sul, Rússia e Estados Unidos. A 4ª edição do evento está acontecendo no Brasil, nas cidades de Goiânia e Rio Verde (GO), entre os dias 13 e 18 de julho. 

Nos três primeiros dias do evento, os participantes do Fórum realizam workshop interno. No dia 16, os membros e parceiros vão participar do Fórum Mundial para a Produção Agrícola Brasileira e dinâmica do Mercado Mundial. Nos dias 17 e 18, os visitantes participarão do Dia de Campo, em Rio Verde. 

De acordo com o presidente da Comissão da Infraestrutura e Logística da CNA e da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, os conhecimentos de mercados agrícolas, da cadeia de valores e competitividade de produção entre os países (custo de produção) possibilitam a elaboração de políticas públicas para o agronegócio. “Por isso, o evento desse porte é tão importante. A maior virtude deste grupo é que todos os países utilizam o mesmo método de apuração de custo de produção, o que permite avaliar a real competitividade da produção agrícola dentro da fazenda entre os países”, observa. 

Schreiner vai proferir palestra sobre o mercado brasileiro de açúcar e grãos no Fórum Mundial. Para ele, o Brasil é um dos maiores players mundiais nestes dois mercados e Goiás se destaca em ambos os produtos, sendo o 2º maior produtor nacional de cana-de-açúcar e o 4º maior produtor de grãos, com destaque para a soja e o milho. “O tema é bastante relevante, pois aborda dilemas de anos anteriores no país, sobre o uso de terras para produção de alimentos ou bioenergia. Hoje, com práticas de integração as duas produções se complementam, e em regiões como o Sul Goiano encontramos vastas áreas sendo utilizadas para ambos os fins”, diz. De forma geral, acrescenta o presidente, a palestra vai abordar o crescimento destas duas culturas no país e as expectativas para estes mercados nos próximos anos, destacando as oportunidades e os pontos de melhorias necessárias para a expansão destes setores. 

Serviço 

Pela primeira vez, o Brasil será sede do encontro anual do Global Forum agri benchmark Cash Crop, que acontece em Goiânia, de 13 a 16 de julho, no Hotel Mercure. O evento, que é coordenado pelos Institutos alemães Thünen-Institute (TI) e DLG e, no Brasil, pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), conta com apoio e parceria institucional da CNA. 

A expectativa é que o Fórum reúna aproximadamente 50 especialistas em agronegócio de 19 países que apresentarão e discutirão resultados de pesquisas e de trabalhos realizados em seus países. Durante os painéis serão feitos vários comparativos de rentabilidade entre culturas e escalas de produção dos diferentes países. Entre os temas de destaque estão a reação de produtores de todo o mundo à diminuição dos preços agrícolas e também questões tecnológicas, como os ajustes estratégicos do manejo das lavouras diante das plantas invasoras resistentes a herbicida.

Fonte

CNA-SENAR

Exibições: 37

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço