Exportação de grãos por contêineres aumenta 90% em quatro anos em Paranaguá.
Por lá, são enviados para o exterior a produção dos Estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, destinados principalmente a países da Ásia e Europa.
A movimentação de grãos como soja e milho por contêineres no Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Paraná, aumentou 90% nos últimos quatro anos, informou em nota a TCP, empresa que administra o terminal. Por ali, são exportados grãos de produtores do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, destinados principalmente a países da Ásia e Europa.
Na nota, a TCP destacou que enquanto o embarque de grãos em navios graneleiros está sujeito a intempéries climáticas, como a chuva, o transporte por contêineres não é afetado por este fator, o que evita atrasos na entrega do produto no destino final.
Outra demanda atendida pela movimentação em contêineres é o transporte de produtos segregados. "O volume muito grande de grãos transgênicos não permite que navios graneleiros trabalhem com linhas de produtos segregados", disse no comunicado o diretor superintendente comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva. Ele lembrou ainda que o transporte por contêineres reduz perdas, pois a carga só é descarregada no destino final, e é em média 15% mais barato que o transporte a granel.
FONTE
ESTADÃO CONTEÚDO.