Demanda do Oriente Médio impulsiona exportações de produtos cárneos brasileiros

Da Redação

A crescente demanda do Oriente Médio deve impulsionar cada vez mais as exportações de alimentos brasileiros

A crescente demanda do Oriente Médio deve impulsionar cada vez mais as exportações de alimentos brasileiros e, inclusive, acelerar a instalação de companhias do país nessa região, informaram fontes do setor. 

"É uma tendência clara que as empresas foquem cada vez mais na região, inclusive instalando-se ali, como foi o caso da BRF, atraídas pelos incentivos dados por alguns países e pela tributação menor do que no Brasil, com custos e cargas sociais menores", disse à Agência Efe o diretor da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby. 

Segundo a entidade, os principais produtos importados pelos países árabes são carnes, cereais e sementes, o que representa cerca de 70% do que o Brasil vende à região. 

O Oriente Médio responde por 34% das importações do frango produzido no país, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Entre os maiores compradores do corte "halal" estão os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, o Egito, a Argélia e Omã. 

Além da demanda elevada de aves na região, a opção da BRF em instalar uma fábrica próxima dos consumidores faz parte da estratégia da multinacional de "produzir localmente com atuação global". 

"Faz um tempo que investimos na região e na criação de uma marca. Hoje, em alguns países nossa fatia do mercado chega a 40%", revelou à Efe o diretor de Global Desk da BRF, José Humberto Teodoro Júnior. 

A planta instalada nos Emirados Árabes Unidos busca elevar a participação da empresa nas vendas de produtos processados. "A fábrica vem para nos ajudar na estratégia de ganhar relevância no mercado quando falamos de alimentos e não só de produtos 'in natura'", explicou Júnior. 

Fonte OriginalCarneTec

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