A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, informa que os estoques públicos dos Estados do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Paraná, Tocantins e de São Paulo serão fiscalizados ainda este mês. Esta é a segunda etapa de fiscalização de 2015, a qual exigirá a atuação de 16 profissionais. Os trabalhos prosseguem até a próxima sexta-feira (20/3).
De acordo com o superintendente de Fiscalização de Estoques da Companhia, Francisco Farage, devem passar por vistoria quase 1,68 milhão de toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 113 armazéns próprios e credenciados. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados.
Nos casos em que se identificar algum desvio, a irregularidade será informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve, ainda, restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Na primeira etapa, realizada no mês passado, foram vistoriados 396.841 de toneladas de produtos. Segundo balanço da companhia, 28 funcionários da empresa verificaram a quantidade e a qualidade dos produtos em 129 armazéns localizados nos Estados do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo e do Tocantins. Segundo a Conab, até o fim deste ano outras sete rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demanda dos programas operados pela companhia.
Fonte
Globo Rural