Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou no dia 3 de julho de 2014 que o indicador que mede o preço dos alimentos no mercado internacional caiu em junho pelo terceiro mês consecutivo. O desempenho foi influenciado principalmente pela redução dos valores do trigo, milho e óleo de palma. De acordo com a FAO, a oferta destes produtos é ampla e são boas as perspectivas de produção.


A última estimativa da produção mundial de cereais este ano é de 2,498 bilhões de toneladas, segundo a FAO, 18 milhões de toneladas a mais do que a projeção anterior, feita em junho. O total previsto, porém, é 23 milhões de toneladas menor do que o efetivamente colhido no ano passado.

FAO ressalta que apesar da oferta e dos preços médios mais baixos, países em conflito e atingidos pela seca precisam de ajuda externa para garantir a alimentação da população.

O Índice de Preço dos Alimentos propriamente dito ficou em 206 pontos no mês passado, 3,8 pontos a menos do que em maio e quase 6 pontos abaixo de junho de 2013. O indicador é calculado com base numa cesta de produtos comercializados internacionalmente.

De acordo com a agência da ONU, o índice havia atingido em março o patamar mais alto em dez meses, mas caiu nos três meses seguintes como resultado da redução de preços dos cereais, óleos vegetais e lácteos. O preço do açúcar também caiu, mas ainda está acima dos valores do ano passado, e as carnes ficaram em média mais caras de maio para junho. 

FONTE

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Exibições: 19

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço