A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) divulgou o cronograma oficial do 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013, concurso destinado exclusivamente aos grãos produzidos por via úmida (despolpados ou cerejas descascados). O recebimento das amostras dos produtores será realizado até o dia 3 de setembro. De 8 a 12 do mesmo mês, ocorrerá a pré-seleção dos lotes enviados, em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café.
As amostras classificadas na pré-seleção irão para a fase nacional do certame, prevista para ocorrer entre 30 de setembro e 4 de outubro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, de 7 a 11 de outubro, dia em que também ocorrerá a cerimônia de premiação do evento. O leilão dos vencedores será na 2ª quinzena de novembro e o pagamento em janeiro de 2014.
De acordo com a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, o leilão foi antecipado em seis semanas em relação aos anos anteriores para que os produtores possam receber mais cedo os valores oferecidos no pregão e para que os compradores tenham acesso aos cafés especiais brasileiros antecipadamente.
Outra alteração que será realizada no concurso é a análise das amostras divididas pelas regiões produtoras do País. "A pré-seleção terá os cafés avaliados separadamente pelas áreas oficiais de café do Brasil. Esse processo será repetido na fase nacional do certame, mas os juízes não terão acesso à identificação da região dos produtos que estão provando. Já na fase internacional os cafés deixam de ser separados por regiões", informa Vanusia, em comunicado da BSCA. A diretora executiva revela, ainda, que essa iniciativa foi tomada para dar mais oportunidades a novas regiões que passaram a investir no cultivo dos cafés especiais.
Além disso, as regiões produtoras que não tiverem amostras classificadas para a fase internacional, mas cujos cafés obtiveram notas de pelo menos 83 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) na etapa nacional, ganharão o direito de serem apresentadas ao júri estrangeiro, em mesas de provas que serão especialmente montadas durante duas tardes, de maneira que os lotes que agradaram aos compradores, mas que ficaram abaixo da nota de corte (85 pontos), possam ter uma melhor comercialização.
Fonte: Revista Globo Rural
Tags:
© 2024 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por