AgroBrasília 2014: Seminário debate impactos e desafios para o agronegócio brasileiro

Da Redação

A AgroBrasília 2014 vai oportunizar mais que bons negócios para os agricultores do DF e Entorno. O diálogo, o conhecimento e o aprendizado técnico também estão em pauta na sétima edição da Feira

A AgroBrasília 2014 vai oportunizar mais que bons negócios para os agricultores do DF e Entorno. O diálogo, o conhecimento e o aprendizado técnico também estão em pauta na sétima edição da Feira. O 1º Seminário de Economia Agrícola, que será realizado no dia 16 de maio, pretende aproximar o setor rural produtivo e o meio acadêmico, com um debate qualificado sobre os impactos econômicos e ambientais da produtividade das lavouras brasileiras. Palestrantes renomados das principais universidades e instituições do país vão expor resultados e desafios para o agronegócio nacional. 

Um dos coordenadores do evento, Eduardo Cenci, afirma que é incômodo o distanciamento histórico existente entre os produtores rurais e os estudiosos da área. Com o Seminário, ele espera estimular o interesse de pesquisadores, professores e estudantes pelos temas ligados ao agronegócio, bem como abrir possibilidades de trabalhos conjuntos entre esse corpo acadêmico, empresas de tecnologias e associações de agricultores. “Enxergamos muitas oportunidades futuras de pesquisa e negócios envolvendo a Feira e todos os agentes que circulam por ela. A academia pode ganhar novos temas e bases de dados para pesquisa e os estudantes podem ganhar mais conhecimento e interesse pelos temas da economia agrícola”, destaca. Cenci é mestrando do Curso de Economia da Escola de Economia de São Paulo (EESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi quem sugeriu a realização do evento. 

A internacionalização da AgroBrasília 2014 é outro ponto favorável para o sucesso e alcance do Seminário de Economia Agrícola. Diplomatas e especialistas estrangeiros poderão conhecer melhor o agronegócio brasileiro, com dados de pesquisas científicas, e adicionar a perspectiva econômica às visitas e acordos de cooperação que envolvem a atividade agropecuária. “A oportunidade de exportar experiências brasileiras de desenvolvimento rural e de aprender com as experiências dos outros países são inúmeras. Para os países que compartilham conosco a produção rural em áreas de Cerrado, esta troca de experiência é ainda mais promissora”, vislumbra. 

A reunião de todos os agentes da cadeia produtiva dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci é o fator determinante para a eficácia do Seminário, segundo Cenci. “Acho única a oportunidade que um estudante terá de assistir a apresentação de uma pesquisa e, ao sair do auditório, constatar o objeto desta pesquisa bem à sua frente, como também poder ver a produção rural acontecendo dentro e em volta da Feira, conversar com os produtores e demais agentes dessa cadeia e voltar para a sala de aula com uma bagagem de informação que ele não conseguiria coletar no campus”, expõe. 

O 1º Seminário de Economia Agrícola da AgroBrasília conta com o apoio do Núcleo de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro). As palestras serão proferidas por especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de outras instituições. Entre eles, José Garcia Gasques (Mapa), que abordará o tema “Produtividade e crescimento da agricultura brasileira”, Juliano Junqueira Assunção (PUC-Rio e CPI-Rio), que fará uma palestra sobre “Crescimento econômico e meio ambiente” e Eduardo Delgado Assad (MMA e MPAgro/FGV-SP), a quem caberá abordar o tema “Produtividade do agronegócio e impactos ambientais”. O professor Angelo Costa Gurgel, coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio da EESP– FGV será o mediador do evento.

Fonte

CNA-SENAR

Exibições: 26

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço