Diante do intenso crescimento industrial de Mato Grosso do Sul, algumas culturas do agronegócio ainda pouco exploradas estão ganhando cada vez mais espaço. Uma dessas culturas é a de eucalipto. Segundo dados publicados no Anuário da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), em 2011 havia 475 mil hectares em cultivo no Estado. Mato Grosso do Sul está em quarto lugar no ranking de produção do país.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza o levantamento de custo de produção de diversas atividades agropecuárias, dentre elas a de eucalipto. O levantamento será utilizado para compor o material didático a ser utilizado no projeto Campo Futuro, que levará informações agropecuárias e mercadológicas a produtores rurais, auxiliando na tomada de decisão para novos investimentos.

O levantamento das informações é realizado através da metodologia denominada Painel, que consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo. Um grupo formado por técnicos e produtores se reúne para definir o modelo de sistema de produção, mediante debates e preenchimento de planilhas de custos.

Nesta semana, o Painel foi realizado na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e contou com as participações do professor do Departamento de Engenharia daUniversidade Federal de Viçosa, Sebastião Valverde, do engenheiro Florestal, Marco Antônio Miranda, do técnico do SENAR/Mato Grosso do Sul, Clóvis Tolentino, além de instrutores dos cursos oferecidos pela instituição para a área, consultores autônomos e produtores rurais.

Fonte
CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Exibições: 62

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço