
Será realizado de 2 a 4 de julho de 2013, o workshop Microrganismos na agricultura: potencial, aplicação e regulamentações, promovido pela Rede Dimiagri - projeto iberoamericano que estuda a diversidade dos microrganismos benéficos como alternativa para a promoção do crescimento vegetal e manutenção da qualidade dos solos agrícolas.
O objetivo é apresentar o estado da arte e o potencial de microrganismos para a agricultura, também discutindo temas relacionados aos processos de registro, lei de acesso à biodiversidade e à comercialização. "Ao longo do projeto, verificamos que há uma heterogeneidade na legislação - e o Brasil é um dos países mais rígidos em termos de comercialização de microrganismos", cita
Katia Regina dos Santos Teixeira, pesquisadora da
Embrapa Agrobiologia.
Segundo a pesquisadora, o balanço do projeto, que teve início em 2008 e está em seu último ano, foi bastante positivo. "A ideia desse tipo de rede de cooperação é a transmissão de conhecimento e a capacitação, ver a realidade de cada país e compartilhar a nossa", aponta. A intenção, agora, é dar continuidade ao projeto, ampliando a rede de cooperação de 7 para 13 países. Para isso, já foi submetida nova proposta, cujo resultado deve ser divulgado no segundo semestre deste ano. Atualmente fazem parte da Rede Dimiagri os seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai, México, Guatemala, Colômbia e Espanha.
ProgramaçãoPalestras com profissionais brasileiros e estrangeiros serão realizadas durante o evento. No primeiro dia e na manhã do segundo serão debatidos assuntos mais relacionados à utilização de microrganismos na agricultura. Alguns dos temas abordados serão: bactérias fixadoras de nitrogênio e promoção de crescimento vegetal, contribuição de micorrizas, inoculantes para pastagens, participação de microrganismos nos ciclos biogeoquímicos e uso na produção de mudas.
A segunda etapa do evento envolve aspectos como: legislação de acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, mercado nacional e internacional de inoculantes, legislação de inoculantes no
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), indústria de inoculantes no cenário brasileiro e avaliação de qualidade de inoculantes no Brasil.
O evento será realizado na
Unirio e terá carga horária de 14 horas e 30 minutos, sendo voltado para estudantes, professores, profissionais da área de pesquisa, transferência de tecnologia, empresas e agroindústrias.
A comissão organizadora do evento é formada pelos pesquisadores da
Embrapa Agrobiologia,
Katia Regina dos Santos Teixeira -- que também coordena o projeto -,
Orivaldo José Saggin Júnior e
Vera Lucia Divan Baldani, além de
Camila Maistro Patreze, da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (
Unirio).
Também são organizadores a
Estación Experimental del Zaidín CSIC, de Granada, na Espanha; a
Universidade Nacional de Tucumán e a
Universidade de Buenos Aires, na Argentina; a
Universidade de La Republica, em Montevidéu, Uruguai; a
Anacafé /
Universidade de San Carlos, na Guatemala; a
Benemérita Universidade Autonoma de Puebla, no México; a
Corpoica, em Bogotá, Colômbia; e a
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (
Unirio).
O evento também conta com o apoio das instituições de fomento à pesquisa,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj),
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e
Cyted.
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail
cnpab.cursos@embrapa.br.
Para a inscrição, pede-se que no e-mail seja informado o nome completo, a instituição de origem, cargo e, no caso de estudante, o curso em andamento.
A emissão de certificado depende da presença mínima de 75% durante o evento.
ServiçoWorkshop Microrganismos na agricultura: potencial, aplicação e regulamentação
Período: 2 a 4 de julho de 2013
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Auditório Vera Jaconopolus da
Unirio Endereço: Avenida Pasteur, 296 - Urca - Rio de Janeiro/RJ
Vagas limitadas
Inscrições e informações:
cnpab.cursos@embrapa.brFONTE
Embrapa AgrobiologiaLiliane Bello - Jornalista
Telefone: (21)3441-1596