Gergelim orgânico é alternativa para agricultores familiares do Nordeste

Cultura é adequada às condições do semirárido
por Globo Rural On-line
 Shutterstock
O gergelim é fácil de ser cultivado em regiões do semiárido nordestino (Foto: Shutterstock)

Conhecido por seus benefícios na alimentação, no uso fitoterápico, fitocosmético ou nas indústrias químicas e farmacêuticas, o gergelim tem sido uma aposta da Embrapacomo uma alternativa de renda para os agricultores familiares do semiárido nordestino

oleaginosa é uma velha conhecida da região, em geral, cultivada nos quintais e usada tradicionalmente na confecção de doces caseiros. A facilidade de adaptação às condições de clima e solo do semiárido, o que adequa o seu cultivo à cultura local, é uma dos principais fatores para o apoio da Embrapa no desenvolvimento da produção de gergelim na região. 

Como forma de incentivar o consumo e de agregar valor ao produto, a Embrapa tem oferecido aos agricultores cursos para processamento do gergelim, com o viés do aproveitamento alimentar e agroindustrial. Em todas as localidades atendidas pelos projetos da empresa, nos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte, foram instaladas pequenas agroindústrias para extrair o óleo nas próprias comunidades. 

Uma das comunidades, localizada no município de São Francisco de Assis do Piauí (PI), percebeu o grande potencial do produto e almeja conquistas mais ousadas: já tem certificação orgânica para suas sementes, agora está buscando a certificação do óleo de gergelim orgânico. 

Além da extração do óleo, o resíduo da prensagem do gergelim também é aproveitado para a fabricação de diversos coprodutos, como biscoitos, doces, cocadas e bolos. Existe ainda uma demanda internacional por alimentos funcionais, por produtos da agricultura orgânica e com apelo social de geração de trabalho e renda para produtores familiares.

Fonte: Revista Globo Rural

Exibições: 39

© 2025   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço