O Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, foi criado em 1993. É uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Pesagro-Rio. Localizada na Baixada Fluminense, a Fazendinha tem 70 hectares de área destinados à pesquisa, ao ensino e à transferência de tecnologias em agricultura orgânica.
Em quase 20 anos de projeto, foi possível transformar inteiramente a paisagem, antes puro capim colonião, hoje com mais de 50 espécies de plantas cultivadas, incluindo frutíferas variadas, hortaliças, cereais e forrageiros. Ao sistema, são adequadas leguminosas e gramíneas para a adubação verde e cobertura do solo empregadas em sucessão e/ou consórcios. Compondo a paisagem, encontram-se fragmentos preservados da Mata Atlântica, uma área de agrofloresta, além de um horto botânico com inúmeras espécies introduzidas.
A fauna também encontra refúgio na paisagem. E no curral, o rebanho bovino leiteiro, além de diversificar a oferta de produtos, fornece adubo orgânico isento de contaminantes químicos para a fertilização das lavouras e também para o cultivo de minhocas que geram o húmus, que faz parte do substrato usado na produção de mudas.
As experiências realizadas, hoje divididas em oito linhas temáticas, objetivam o desenvolvimento de sistemas de produção diversificados, integrando a pecuária e cultivos variados, sem o uso de agrotóxicos. Além disso, funciona como uma unidade de produção agrícola onde a reciclagem dos resíduos vegetais e animais é intensamente praticada, o que contribui para a redução da dependência de insumos externos e favorece a sustentabilidade agrícola.
O cultivo obedece aos princípios e normas vigentes na agricultura orgânica. O manejo ecológico de pragas e doenças também tem sido enfatizado a partir de estudos envolvendo o uso de caldas fitossanitárias alternativas e biofertilizantes líquidos, agentes biológicos de controle e controle biológico por conservação de inimigos naturais.
Assista ao programa desse final de semanaO
Dia de Campo na TV sobre
Fazendinha agroecológica: 20 anos produzindo sustentabilidade foi produzido pela
Embrapa Agrobiologia(Seropédica/RJ) e pela
Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA).
Este programa vai ao ar amanhã, 2 de agosto de 2013, pelo
Canal Rural (Net/Sky e internet), a partir das 9 horas. No dia 4 de agosto, às 7 horas, pela
TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise às 17 horas.
Para as criançasNão deixe de visitar o site da Fazendinha Agroecológica Km 47 para gente que cresce, escolha um personagem e faça uma visita.
Clique aqui para acessar.
FONTEEmbrapa Agrobiologia