Um estudo coordenado pela Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), do Ministério da Integração Nacional, vai mapear cerca de 30 milhões de hectares com potencial para irrigação no Brasil. O estudo Tendências e Oportunidades da Agricultura Irrigada no Brasil já mapeou áreas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é de que Ceará, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco sejam os próximos a receberem a visita dos técnicos.
- Em parceria com os Estados, ouvimos as instituições, fazemos o diagnóstico da bacia e criamos um formulário. Ou seja, colhemos um conjunto de informações que nos permitem realizar um planejamento na bacia - explicou o secretário de Irrigação, Miguel Ivan.
Segundo ele, um dos ganhos dessa estratégia é fazer o acerto com a sociedade. Agora, quem define a política do
Governo Federal é a população, diz. O estudo servirá de base para o Plano Diretor Nacional de Irrigação, que apontará indicadores, metas e prioridades para a agricultura irrigada.
O Ministério da Integração cita dados do último Censo Agropecuário do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, que aponta potencial para o uso da agricultura irrigada por região. O Norte possui 14,6 milhões de hectares em condições para desenvolver atividades agropecuárias com a utilização de técnicas de irrigação. No Centro-Oeste são 4,9 milhões de hectares disponíveis; no Sul são 4,5 milhões; no Sudeste 4,2 milhões - Sudeste; e no Nordeste são 1,3 milhão de hectares.
Fonte