O ano de 2015 se inicia com mudanças no processo de fiscalização no agronegócio, Marcos Vinícius Diretor de Fiscalização do CREA-MG apresentou o projeto de fiscalização específica para o agronegócio em Minas Gerais. Foi criada dentro do CREA-MG uma estrutura para esse projeto, com pessoas especializadas no assunto, visando uma fiscalização mais efetiva no setor. Segundo Marcos, a fiscalização realizada pelo CREA-MG tem caráter educativo e orientativo e será iniciado nas cooperativas e sindicatos dos produtores rurais. O objetivo do CREA-MG é mostrar para a sociedade e para os produtores rurais, a importância do Engenheiro Agrônomo como responsável técnico e os benefícios que o trabalho desse profissional trará não só para a propriedade, mas para o alimento que chega à mesa do consumidor.
Segundo Elder Gomes – Superintendente de Fiscalização, esse trabalho desenvolvido especificamente para o agronegócio é um projeto piloto, que futuramente será apresentado ao sistema CONFEA/CREA’s – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e posteriormente estendido para outros segmentos da engenharia.
Os desafios da fiscalização no agronegócio foram lembrados por Emílio Mouchrek – Presidente da SMEA e Supervisor de Fiscalização do Agronegócio. Além da resistência dos produtores rurais em receberem o fiscal em suas propriedades, a fiscalização na agronomia é muito específica e necessita de treinamento especial para os fiscais. Para Emílio, a iniciativa de criar uma frente específica para a fiscalização no agronegócio é um gesto ousado e de coragem do CREA-MG.
O evento realizado pela SMEA deixou grandes expectativas de mudanças e de uma nova postura da fiscalização no agronegócio em Minas Gerais, com atuação preventiva e educativa, refletindo em melhoria da qualidade dos alimentos consumidos pela população.
Fonte
Tags:
© 2024 Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos. Ativado por