Seminário sobre Receituário Agronômico e Responsabilidade Técnica

Banner

Seminário sobre Receituário Agronômico e Responsabilidade Técnica

Data
14 e 15 de outubro de 2014

Local
CREA/MG
Av. Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho
30170-917 Belo Horizonte - MG


Sobre o evento
Criado na década de 1970 no Rio Grande do Sul em resposta a preocupações pelo uso indiscriminado de produtos para controle de pragas, o receituário agronômico tornou-se obrigatório em todo o território nacional em 1989, com a Lei 7.802. Ele é considerado um instrumento que promove o uso correto e seguro dos agroquímicos e, consequentemente, reduz o impacto ambiental da atividade agrícola, o risco ocupacional para os trabalhadores no campo e a probabilidade de resíduos de produtos nos alimentos.

Apesar disso, os órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos têm reportado nos últimos quatro anos que a principal infração observada na cadeia é a não utilização do receituário agronômico. Isto é um alerta para que as entidades de representação dos profissionais envolvidos na prescrição de agroquímicos busquem compreender os motivos que estão levando estabelecimentos e produtores a comercializar e utilizar produtos agroquímicos de maneira irresponsável.

Neste Seminário, as discussões girarão em torno da percepção de que é urgente atingir um nível maior de conformidade no processo de comercialização e uso de agroquímicos. Os debates envolverão instituições de ensino, de fiscalização, de pesquisa e extensão rural, além de entidades de representação da indústria e dos produtores rurais. Ao final do evento, será apresentada uma Agenda de Trabalho para consolidar os encaminhamentos das sessões e direcionar os esforços das entidades de representação dos engenheiros agrônomos a nível nacional.


Inscrições no site: www.smea.org.br ou (31) 3337-8139

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço