Programa Futuros Produtores do Brasil incentiva jovens a permanecerem no campo

Foto: Canal Rural / Reprodução
Grupo formado por 30 jovens, com idades entre 16 e 24 anos, foram selecionados para o primeiro dia do projeto

Para incentivar os jovens a permanecerem no campo, a segunda edição do programa Futuros Produtores do Brasil, mostra a realidade das lavouras aos filhos de agricultores, pecuaristas e empresários responsáveis pela cadeia de abastecimento relacionada à agropecuária, para que possam, por meio do programa, visualizar as inúmeras oportunidades de carreira relacionadas à cadeia produtiva. O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o serviço nacional de aprendizagem rural (Senar)

Um grupo formado por 30 jovens, com idades entre 16 e 24 anos, foram selecionados para o primeiro dia. Vindos de diversas regiões do Estado, eles partiram rumo a Campo Verde para conhecer a fazenda Filadélfia. Acompanhados por técnicos, eles tiveram a oportunidade de ver de perto o cultivo de milho, o reflorestamento, a pecuária, e as grandes áreas onde o grupo é realizado o cultivo da soja e do algodão. Também puderam conhecer um espaço destinado a pisicultura.

– A gente que é do interior, acostumados com propriedades pequenas, não tem dimensão do tamanho da fazenda. É tudo muito grande e organizado. É um bom exemplo a ser seguido. Se a gente quiser um setor para cada coisa que a gente quer produzir, certamente vai dar certo – destaca a filha de produtor rural, Juliana Bochard.

Além da visita no campo, os jovens também assistiram palestras promovidas pelos organizadores e participaram de uma oficina ligada ao agronegócio. Uma troca de experiência com quem um dia escolheu por dar sequência ao trabalho da família.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, também participou do encontro. O projeto foi criado por ele quando ainda era diretor executivo da Famato.

– Para mim é uma extrema satisfação ver o projeto dando certo, afinal idealizei ele há três anos. Esse programa é até similar do que acontece nos Estados Unidos, desde 1928, estamos quase 100 anos atrás, mas a gente vai correr atrás desse tempo – afirma Paludo.

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço