Programa do Governo de Minas premia estudantes de mestrado e doutorado

Divulgação/MQComunicação
Os vencedores da Ufop ganharam uma viagem completa para conhecer Universidade da Coreia do Sul.
Alunos da Universidade Federal de Ouro Preto conquistaram o primeiro lugar com um projeto focado na estimulação sensorial auditiva.
O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino  Superior (Sec..., por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Instituto de Inovação, anunciou os vencedores da categoria "Plano de Inovação do Estado". O projeto Sound Cage rendeu o primeiro lugar a um grupo de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
 
“O Programa foi emoção pura. O mais importante, nesta final, foi perceber o quanto essas pessoas melhoraram e evoluíram neste processo. Estamos mostrando grandes cientistas para sociedade e mostrando essa cultura de empreendedorismo para eles", comemorou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela.
 
A última fase do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Estiveram presentes na solenidade, além do secretário da Sectes, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Gamarano, o presidente da Fapemig, Mário Neto, o gerente do Núcleo de Apoio à Inovação do Sistema Fiemg, Célio Cabral de Souza Jr., o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Maurício Cecílio, além do pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Lavras , José Lima, e do superintendente de Inovação Tecnologica da Sectes, José Luciano Assis Pereira.
 
Vencedores
 
A equipe escolhida pelos jurados apresentou um equipamento de estimulação sensorial auditiva, que utiliza uma distribuição espacial de alto-falantes com sensores acoplados e um joystick para interação entre usuário e dispositivo, com o propósito de aplicação na recuperação cirúrgica e reabilitação auditiva. 
 
Os membros da Ufop ganharam passagens, estadia e uma visita à University of Technology & Science da Coreia do Sul (UST). “A Coreia é uma referencia mundial em tecnologia, queremos aprender o máximo de coisas o possível e trazer conhecimento para nosso projeto e para a nossa universidade também, para que surjam outros novos projetos,” afirma Bruno Coelho, membro da equipe.
 
A equipe vencedora da Universidade Federal de Ouro Preto é composta por Arthur de Assis Silva, Bruno Nazario Coelho, Lucas Araújo Guedes, Nathalia Sernizon Guimarães e Victor Hugo Alves Soares.
 
Etapa Final
 
Antes da solenidade oficial, as cinco equipes finalistas receberam um treinamento sobre pitchs (ações relâmpagos de convencimento) com o coordenador de Empreendedorismo do CTIT – Empreender/UFMG, Aluir Dias,  participante da primeira edição do PMEPG e membro da equipe vencedora em 2010. Ele fez um relato de sua trajetória ao longo destes anos e promoveu também dinâmicas de apresentação com os finalistas.
 
Na segunda parte das atividades, as cinco equipes finalistas se apresentaram para os membros da mesa e jurados. Cada equipe teve dez minutos para mostrar seu projeto e outros dez para  responder questionamentos da banca de jurados.
 
O resultado final teve a sobremesa Iron Sherbets, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em quinto lugar; o sensor de radiação solar, Sunsticker, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na quarta posição; a plataforma de reeducação alimentar BHealthy, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em terceiro lugar; e, em segundo, o projeto Easy Yeast da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg).
Fonte

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço