Profissionais de MG serão qualificados em classificação de milho

Durante o mês de junho, de 17 a 30, profissionais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de empresas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) irão participar do curso de qualificação de classificadores de produtos vegetais - atualização em milho. Os técnicos serão atualizados para atender ao novo padrão oficial de classificação do cereal, que entrará em vigor no mês de setembro, baseado na Instrução Normativa nº 60.

O curso será realizado nos postos de classificação do IMA credenciados pelo Ministério, localizados em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas e Patrocínio. Contará com uma parte teórica, com a apresentação e discussão do novo critério de classificação, mostrando as diferenças em relação ao critério anterior. A parte prática será a de classificação do milho com enquadramento de grupo, classe e tipo.

A classificação de produtos de origem vegetal está prevista na Lei 9.9772/2000 e é obrigatória para os produtos que vão diretamente para a mesa do consumidor, sendo uma necessidade técnica prevista no Manual de Qualidade da Classificação. A partir de agora, alguns critérios sofrerão mudanças e ajustes para se adaptarem as exigências do mercado e à evolução da qualidade do milho ao longo dos anos, já que esses procedimentos eram baseados em uma Portaria de 1975.

De acordo com o Ministério, os grãos de cereais comercializados deverão ter a redução na unidade, na quantidade de matérias estranhas e impurezas, no teor dos defeitos avariados, dentre outros.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o  Instituto possui em seu quadro de profissionais, classificadores experientes e devidamente habilitados pelo MAPA, inclusive instrutores credenciados que irão ministrar este curso.

Ele ressalta ainda, a importância da classificação dos produtos de origem vegetal em nível estadual e nacional. “Esta ação é que determina a qualidade dos produtos, informando no rótulo as características básicas como o tipo e classe. Sendo assim, vale lembrar que quem produz estes alimentos deve estar atento à qualidade, levando em conta cuidados como o de Boas Práticas de produção”, explica.

Classificação

O Ministério possui padrões oficiais de classificação para mais de 60 produtos vegetais, entre fibras (algodão), grãos (arroz, feijão, milho, soja, ervilha), óleos (de soja, de milho, de girassol), farinhas (de mandioca, de trigo), hortícolas (abacaxi, alho, banana, batata, cebola, kiwi, maçã), entre outros, como tabaco, cravo, pimenta do reino, castanha do Brasil, amêndoa da castanha de caju.

No Padrão Oficial de Classificação estão definidos as especificações e critérios de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e marcação ou rotulagem para esses produtos. Apenas estão autorizadas a classificar os produtos vegetais empresas ou entidades credenciadas pelo MAPA.

Fonte: IMA

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço