CANAL RURAL – SP/06/05 - Plano Safra é adiado

 

Fontes do Planalto informaram, na manhã desta quarta, dia 6, ao Canal Rural, que a divulgação do Plano Safra 2015/2016, que aconteceria no dia 19 deste mês, foi adiada. Ainda não há data definida para o lançamento do plano. O motivo é a visita do primeiro ministro chinês, Li Keqiang, que vem ao Brasil na data para oficializar a abetura de mercado bovino brasileiro para a China.

 

Segundo a Abiec, na ocasião, o Brasil deve assinar com a China o protocolo sanitário para a retomada das exportações de carne bovina. O documento será assinado após mudanças feitas pelo Ministério da Agricultura.

 

A nova versão do protocolo prevê que somente carne proveniente de bois com idade até 30 meses poderá ser exportada, para descartar qualquer risco de embarque de carne de animais com suspeita de encefalopatia espongiforme bovina (EEB). Para Fernando Sampaio, diretor executivo da Abiec, a mudança não traz impactos negativos às perspectivas de exportação. Após a assinatura, a retomada das exportações é quase imediata. Hoje, o Brasil possui oito unidades habilitadas para produzir carne bovina para o mercado chinês.

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, já afirmou que o Plano Safra ficará de fora dos cortes do ajuste fiscal do governo. Os valores do Plano Safra ainda não são conhecidos, mas o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou ontem, dia 5, que o montante não será inferior ao do ano passado, de R$ 156 bilhões. No ano passado, a inflação foi de 6,5% e as taxas de juros mais altas, também de 6,5%. Kátia Abreu acredita que a taxa de juros entre 8,5% e até 9% está compatível com o nível de inflação.

 

Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço