Pesquisa mostra benefícios do consórcio de soja com capim braquiária

Associação pode aumentar a sustentabilidade econômica e ambiental de propriedade rural

Após a colheita da soja, a braquiária formará a pastagem que será utilizada pelo gado no período da seca

A revista científica Agronomy Journal publicou um artigo sobre um trabalho desenvolvido na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus de Botucatu, a partir de um projeto temático Fapesp, que atesta a possibilidade do cultivo consorciado de cultivares de soja precoce e/ou superprecoce e capim braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu) no sistema plantio direto (SPD) sem redução daprodutividade de grãos da leguminosa. 

Os resultados obtidos pela equipe do professor Carlos Alexandre Costa Crusciol, do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA, permitem constatar que é possível realizar o consórcio de ambas as espécies, evitando que a produtividade da soja seja diminuída pela competição com a braquiária, e que a área possa iniciar e/ou dar continuidade ao sistema plantio direto (SPD). 

O SPD é uma técnica de cultivo conservacionista que consiste em manter o solo permanentemente coberto com restos culturais. A proteção gerada pela palhada traz uma consequente diminuição da temperatura do solo e aumenta a retenção de água, além de elevar a quantidade dematéria orgânica. Por dispensar o uso de aração e gradagem, o SPD é uma alternativa econômica tanto para pequenos, quanto para grandes produtores, tornando mais ágeis os processos de semeadura e colheita e aumentando a produtividade. 

As espécies utilizadas para produção de palhada, nesse caso a braquiária, após serem dessecas, proporcionam reciclagem de nutrientes, reduzindo as perdas por lixiviação. Assim, a palha, durante o processo de decomposição, acaba funcionando como um adubo natural, pois libera os nutrientes que a constitui, trazendo benefícios ao solo, com consequente aumento da produtividade. 

Na pesquisa as cultivares de soja, de diferentes ciclos, foram consorcias com a braquiária, sendo a forrageira semeada em mistura com o fertilizante da soja, ou seja, depositada em profundidade maior em relação a semente da oleaginosa. Isso acarreta em emergência da soja bem antes da forrageira, proporcionando sombreamento e dificultando o desenvolvimento da braquiária. 

Após a colheita da soja, a braquiária formará a pastagem que será utilizada pelo gado no período da seca e, posteriormente, após a retirada dos animais, o mesmo capim formará palhada para o sistema plantio direto, caracterizando, assim, em integração lavoura-pecuária em sistema plantio direto. 

A integração lavoura-pecuária (ILP) é uma prática sustentável, que melhora a produtividade das culturas e pastagens. Nesse sistema de produção existe a modalidade de cultivo consorciado entre culturas graníferas e gramíneas forrageiras perenes. No entanto, para que o sistema seja bem sucedido é importante identificar os cultivares de culturas mais adaptados para o cultivo consorciado com essas gramíneas. 

 

Fonte

Globo Rural

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço