Parceria entre Embrapa e empresas reforça pesquisas em diversas áreas

As unidade Pecuária Sudeste e Instrumentação assinam seis contratos para transferência de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas com o setor privado

Fortalecer as parcerias com a iniciativa privada e contribuir para que o Brasil avance nos índices de inovação tecnológica. Nesta segunda-feira (10/06), a Embrapa oferece mais uma contribuição em 2013, quando a Empresa comemora 40 anos de pesquisas para o desenvolvimento da agricultura tropical. As duas Unidades instaladas em São Carlos (SP) assinam seis contratos para transferência de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas.

A Embrapa Pecuária Sudeste vai assinar um contrato de cooperação técnica com a empresa Aeroportos Brasil para identificar gramas mais adequadas à cobertura vegetal das margens da pista de decolagem e aterrissagem do aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas. A partir do segundo semestre, durante 19 meses, a Embrapa irá testar no aeroporto oito acessos de espécies nativas de gramíneas pré-selecionados em experimentos já realizados pela Embrapa Pecuária Sudeste.

Esse trabalho complementa o projeto de pesquisa Gramados, iniciado em 2011, com o objetivo de encontrar espécies nativas de grama para fins paisagísticos e de recobrimento de extensas superfícies de solo, aproveitando a diversidade da flora brasileira. Com o crescimento econômico do Brasil, espera-se que aumente o interesse pela atividade, com destaque para as espécies nativas.

Até a conclusão da pesquisa, em 2015, a Embrapa espera liberar para uso comercial cultivares para uso como cobertura vegetal de superfícies de solo com baixa manutenção, tais como margens de rodovias e de pistas de aeroportos, parques públicos, e na contenção de taludes.

Equipamentos e softwares no mercado
Já a Embrapa Instrumentação vai transferir seis tecnologias para duas empresas instaladas no estado de São Paulo. A Hidrosense Comércio de Sistemas para irrigação Ltda., localizada em Jundiaí, receberá a licença de exploração de patente dos aparelhos Turgormeter e Wiltmeter — ambos para emprego em pós-colheita.

O Turgormeter é um sistema para determinar o estado de hidratação de caules, frutas e hortaliças volumosas. Pode ser utilizado também para automatizar a irrigação, enquanto o Wiltmeter é para medição da turgescência de folhosas - medir a firmeza, a murcha das folhas. Essa medida, assim como a pressão sanguínea nas pessoas, indica o grau de saúde das plantas e seu comportamento frente às variáveis de clima, solo, temperatura, umidade de ar e disponibilidade de água.

A empresa Stonway Tecnologia da Informação Ltda. receberá a licença para exploração de quatro softwares para aquisição de dados no ambiente agropecuário: FieldAgro, AFSoft, Siscob e Safira. Essa empresa é uma “spin-off” formada por jovens que desenvolveram trabalhos de pesquisa na Embrapa Instrumentação, recém-incubada na Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec). Será assinado ainda com a Stonway um contrato de cooperação técnica para o desenvolvimento e melhoria de softwares com aplicação em agricultura de precisão.

Reforço em Nanotecnologia
As pesquisas em nanotecnologia da Embrapa, que receberão reforço com a inauguração do Módulo de Integração do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) no dia 10/06, também serão incrementadas a partir da parceria com a iniciativa privada.

A Embrapa Instrumentação assinará um contrato com a Produquímica Indústria e Comércio Ltda., fundada em 1965. A empresa, localizada em Suzano (SP), atua nos segmentos de produtividade agrícola e soluções químicas e, nesta parceria, irá desenvolver alternativas tecnológicas para o fornecimento de micronutrientes em composições secas.

A nanotecnologia também está envolvida no contrato de cooperação técnica com a Kehl Indústria e Comércio Ltda., na integração de esforços para o desenvolvimento de protótipos poliméricos de sensores de pressão e trocadores de calor. A Kehl, localizada em São Carlos, possui mais de quarenta anos de experiência na área de polímeros e trabalha com processos e produtos que buscam baixo impacto ambiental.

Fonte: Portal Dia de Campo

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço