Parceria da Emater/MG com o Instituto Inhotim une arte contemporânea à agricultura familiar


Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas ... (Emater-MG) e o Instituto Inhotim darão início a uma parceria que irá unir a arte contemporânea à agricultura familiar. O trabalho envolve ações de preservação ambiental e de comercialização de frutas, hortaliças e mel. O Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina e está localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Brumadinho.

Créditos: Lucia Sebe / Imprensa MG Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

A partir de janeiro de 2015, técnicos da Emater-MG irão fazer um diagnóstico do entorno do Instituto Inhotime cadastrar produtores interessados e com perfil para participar do projeto. "Teremos duas ações. Uma delas é a recuperação ambiental na área de abrangência da bacia do Alto Paraopeba. A outra é o fornecimento de produtos da agricultura familiar para os restaurantes do Inhotim", explica o gerente regional da Emater de Belo Horizonte, Marcos Eugênio Rodrigues.

O trabalho de recuperação ambiental vai envolver a produção de mudas de espécies nativas da região e para projetos de paisagismo. A Emater-MG irá mobilizar e dar assistência técnica aos agricultores que serão responsáveis pela produção dos viveiros. Já o Instituto Inhotim vai fornecer insumos e abir os canais de comercialização das mudas pelos agricultores.

"No momento estamos elaborando um plano de trabalho. No primeiro semestre do ano que vem vamos fazer o diagnóstico da região. Depois iniciaremos a produção das mudas e plantio para recuperação de áreas degradadas", informa Marcos Rodrigues. Além de Brumadinho, municípios vizinhos como Sarzedo, Moeda e Mário Campos também serão beneficiados.

Produtos da agricultura familiar

Outra ação da parceria será a fornecimento de produtos da agricultura familiar para os restaurantes do Inhotim. O gerente da Emater-MG explica que são 520 funcionários e uma média de 1500 pessoas que visitam o museu diariamente. "Existe uma grande grupo de potenciais consumidores dos produtos da região. Por isso, a ideia é fornecer hortaliças, frutas e mel para os restaurantes do Instituto", diz.

Segundo Marcos Rodrigues, além de vender os produtos para os estabelecimentos, os agricultores interessados também deverão fazer uma transição para o cultivo agroecológico. "Essa disposição em mudar, aos poucos, o sistema de produção será um pré-requisito. Também vamos selecionar aqueles agricultores familiares que tenham condição de fornecer os produtos com regularidade".

O Instituto

Instituto Inhotim foi aberto ao público em 2006. A área de visitação abrange 110 hectares. O local abriga uma série de galerias com obras de arte expostas ao ar livre. É considerado a única instituição brasileira que exibe continuamente um acervo de arte contemporânea de excelência internacional. Além de obras e galerias permanentes, o Inhotim também apresenta projetos inaugurados periodicamente. Outra atração do Instituto é o Jardim Botânico. São mais de 4,2 mil espécies de plantas, que representam cerca de 28% das famílias botânicas do planeta.

FONTE

Agência Minas

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço