O Mapa admite possibilidade de restringir cultivo de soja sobre soja


O Ministério da Agricultura admite a possibilidade de impor restrições a práticas como o plantio de soja safrinha no Brasil. Foi o que afirmou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel, em resposta por e-mail à reportagem da Globo Rural.

Rangel reconhece que, atualmente, não há ferramentas legais que possam inibir a prática, não recomendada do ponto de vista agronômico. E avalia que uma proibição “intervém de maneira muito contundente” na atividade agropecuária.

No entanto, considerando os riscos para a sanidade vegetal, o Ministério considera a adoção de medidas. “O Mapa vem estudando as possíveis ferramentas para diminuir os seguidos cultivos de culturas como a soja e umas das alternativas é a ferramenta ampliada do vazio sanitário”, informou.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal reiterou a posição do Ministério de que o “cultivo de culturas similares de maneira repetida”, como é o caso de soja sobre soja, “infringe” o Manejo Integrado de Pragas e pode refletir na manutenção delas nas áreas de produção.

“Visando o equilíbrio sanitário e a sustentabilidade das culturas em função das ocorrências de pragas resistentes é possível haver restrições e aplicação de políticas de manejo regional com incentivos fiscais, financiamentos, zoneamento agrícola ou mesmo, em ultimo caso, restrição de cultivos com proibição em função de lei”, alertou Rangel.

Fonte

Globo Rural

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço