Novo portal da Embrapa reúne informações sobre tecnologias geradas

Créditos: Embrapa / Divulgação Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou seu novo portal na internet. A plataforma vai levar ao cidadão milhares de publicações, soluções tecnológicas, imagens, vídeos, notícias e uma série de informações sobre a pesquisa agropecuária brasileira. São produtos, tecnologias, processos e serviços, além de artigos científicos, livros técnicos e manuais reunidos em um único endereço na rede mundial de computadores. 


Para o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o novo portal está inserido em um cenário no qual a tecnologia da informação para a disseminação de conhecimentos no campo terá um papel importante. "A sociedade está cada vez mais inserida em um ambiente de ciência, tecnologia e inovação extremamente dinâmico. O mundo está se tornando mais intensivo em termos de informação, conhecimento e relacionamento e a Embrapa, como empresa de inovação, precisa acompanhar essa tendência", afirmou Maurício Lopes.

Navegação

Na seção "O que fazemos", o novo portal da Embrapa permite ao usuário consultar tecnologias, processos, produtos e serviços; publicações e um extrato dos projetos de pesquisa da Empresa. A busca por palavra-chave é enriquecida com a utilização de filtros como "Biomas", "Região" e "Unidade Responsável", entre outros.

O espaço também traz áreas destinadas a cientistas, produtores, agentes de assistência técnica e extensão rural, além de crianças e adolescentes. Em cada uma delas, é possível encontrar uma seleção de informações dirigidas a esses públicos. Informação, por sinal, não vai faltar. Quem visitar o portal poderá acessar notícias, um acervo com cerca de duas mil imagens, além de canais de vídeo com os programas Terra Sul, Conexão Ciência e Dia de Campo na TV. 

O espaço traz ainda as principais informações institucionais e serviços, que garantem a transparência das ações da Embrapa junto à sociedade. Todos esses conteúdos poderão ser encontrados pelo mecanismo de busca geral do Portal, que permite filtrar por tipo de conteúdo, unidade responsável ou período de publicação. Uma busca pela palavra milho, por exemplo, traz 668 Notícias, 64 soluções tecnológicas, 6.696 publicações e 79 imagens.

Integração

O projeto do novo portal é coordenado por Secretaria de Comunicação, Embrapa Informação Tecnológica e Departamento de Tecnologia da Informação. Ao longo do ano de 2012, foram realizadas dinâmicas com diferentes públicos e analisados sites das Unidades Descentralizadas e de outras instituições. Um Grupo de Trabalho com profissionais de Unidades Centrais e Descentralizadas se dedicou a analisar os insumos e propor soluções para organização de conteúdo, funcionalidades e projeto gráfico.

A partir de 2013 foi dado início ao trabalho de desenvolvimento, que culminou no produto finalizado para o lançamento. Duas empresas terceirizadas atuaram no projeto.

O principal diferencial do novo portal será a integração de diversas bases de dados corporativas, como SISPJ, SIRH, Ideare, Gestec, Sieve, Ainfo e Banco Multimídia da Embrapa. Isso vai evitar a duplicidade de dados, otimizar o trabalho de geração de informações e facilitar a classificação de conteúdo por Unidade. 

Outra novidade será a integração dos sites de todas as Unidades Descentralizadas, numa segunda etapa, prevista para o dia 30 de maio de 2014. Com isso, elas irão compartilhar e abastecer esse grande repositório de informações.

Assista ao vídeo do novo portal da Embrapa: 

http://www.youtube.com/watch?v=2d_HrnvjdyY

Fonte

Jornal Agrosoft

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço