Norte de Minas Gerais é responsável por 10% do mel produzido no estado

Seminário é realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde (Foto: Henrique Corrêa/G1)

Montes Claros sedia no Parque de Exposições João Alencar Athayde, o 10º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. A produção de mel está em uma crescente e várias cidades da região se destacam não só pela quantidade, mas também pela qualidade que vem alcançando, é o que garantem entidades como a Codevasf e Emater.

Segundo dados da Federação Mineira de Apicultura, o estado de Minas Gerais produz cerca de 4 mil toneladas do produto por ano, e quase 10%  é produzido no Norte de Minas.

Hoje, 800 famílias trabalham com a apicultura no norte do estado. “Acompanhamos a produção de perto. Fazemos uma parceria com as pessoas, para melhorar a qualidade do produto e a quantidade”, afirma o superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues.

Valdir Fernando é presidente da Associação de Apicultores de Mato Verde (Foto: Henrique Corrêa/G1)
Valdir Fernando é presidente da Associação de Apicultores de Mato Verde
(Foto: Henrique Corrêa/G1)

Segundo a Codevasf são produzidas 900 toneladas de mel na região. Um destes produtores é o Valdir Fernando. Ele é presidente da Associação dos Apicultores de Mato Verde.

“A parceria contribui para o sucesso do nosso projeto. Antes, muitas pessoas deixavam o município para trabalhar fora. Com a produção de mel se expandindo é possível garantir o sustento aqui”.

A Emater contribui com 88 municípios oferecendo assistência técnica. E os benefícios da produção do mel vão além de garantir renda. “Um ponto forte da apicultura está sendo o reflorestamento e a conservação da vegetação. Essa atitude aumenta a quantidade do alimento”, explica o extensionista Fernando Mendes.

“Nossa aposta é promover o desenvolvimento regional. Sem dúvidas, o Norte de Minas tem capacidade de fazer sempre mais. Vamos pensar em formas de melhorar a estrutura das cadeias produtivas”, conta marcos Santana, coordenador geral de programas sub-regionais do Ministério da Integração Nacional.

Fonte

G1

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço