Ministério faz consulta pública para Certificado Fitossanitário de Origem

Agricultura

Objetivo é permitir a ampla divulgação da proposta para receber sugestões ou comentários de órgãos, entidades ou pessoas interessadas

Iniciativa terá prazo de 30 dias a contar da data da publicação

O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação da proposta para receber sugestões ou comentários de órgãos, entidades ou pessoas interessadas.

As sugestões ou comentários, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: dsv@agricultura.gov.br ou por escrito para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Coordenação de Fiscalização do Trânsito de Vegetais CFTV/MAPA, Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Anexo B - Sala 310 - Brasília - DF - CEP 70.043-900 - Fax 55(61) 3224-3874. 

Após o fim do prazo, o ministério avaliará as sugestões recebidas, fará as adequações pertinentes e publicará o texto definitivo no DOU.

A portaria pode ser acessada no site do Diário Oficial.

Os certificados na norma técnica

Até o presente momento, a norma técnica define que o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas, ou produtos vegetais de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A origem no CFO é a Unidade de Produção (UP), da propriedade rural ou da área de agroextrativismo, a partir da qual saem partidas de plantas, ou produtos vegetais certificados. Por outro lado, a origem no CFOC é a Unidade de Consolidação (UC) que poderá ser beneficiadora, processadora ou embaladora, a partir da qual saem partidas provenientes de lotes de plantas, ou produtos vegetais certificados.  

Fonte

Portal Brasil

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço