O Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou entre segunda (26) e terça-feira (27), na Embrapa, uma reunião técnica sobre a Análise de Risco de Pragas (ARP) para treinar seis novos centros colaboradores que serão credenciados pelo Mapa. Atualmente, dois colaboram com as ações do Ministério.

De acordo com informações do MAPA, o objetivo do credenciamento é reestruturar e desobstruir as pautas sobre a ARP. “O Ministério da Agricultura tem uma demanda muito represada de ARP. Então, resolvemos estruturar um treinamento rápido para alinhar essas necessidades do Mapa e também ampliar o número de centros credenciados”, disse. “A expectativa é de que até o final do semestre nós tenhamos uma oferta de centros maior do que o que temos atualmente”, comentou.

Além disso, o Mapa também contará com a colaboração técnica da Embrapa, que irá assessorar os centros colaboradores com as pesquisas científicas e auxiliará o Mapa nas tomadas de decisões. “Essa parceria é fundamental para termos qualidade no trabalho”, avaliou o diretor.

A ARP passa por três fases, de acordo com o padrão internacional. A importância da participação desses centros colaboradores na ARP é na parte científica, realizada na primeira e segunda fases. “Eles fazem o levantamento de requisitos de pragas e preparam um relatório no modelo que o Ministério da Agricultura deseja. Só então entramos na terceira fase, que é a tomada de decisão na qual serão analisados os requisitos que serão estabelecidos para importação”, esclareceu Rangel.

Fonte

Capital News

Exibições: 54

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço