Mais de mil tipos de cervejas estão registradas no Brasil

País é o terceiro maior produtor da bebida no mundo

O setor cervejeiro no Brasil tem observado, nos últimos anos, o surgimento de novos estilos da bebida que fogem ao tradicional tipo Pilsen. Para se adequar aos avanços tecnológicos e promover a igualdade de condições e competitividade frente aos produtos importados o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está atualizando os parâmetros de qualidade atualmente vigentes.

Representantes da Pasta elaboraram, com a colaboração de integrantes do setor produtivo, uma proposta de instrução normativa. O texto, que prevê a utilização de ingredientes como frutas, ervas, vegetais e flores na composição da bebida, será disponibilizado para consulta pública ainda este ano.

Segundo dados do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos (Sipe/Mapa), 232 cervejarias e 1.110 tipos de cervejas estão registrados no Brasil. De acordo com informações do Bart-Haas Group, o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de cerveja, com cerca de 13,7 bilhões de litros produzidos no ano de 2012 e um consumo per capita de aproximadamente 65 litros anuais.

No Brasil, quem concede o registro aos produtores, padronizadores, envasadores, importadores, exportadores e atacadistas é o Mapa, que também é responsável pelo controle da qualidade das cervejas importadas e das produzidas em solo nacional. 

A modernização do setor também chegou aos EUA, Canadá e Itália, possibilitando a abertura de novas cervejarias, microcervejarias e cervejarias artesanais, que produzem além da Pilsen, estilos como Pale Ales, Cervejas de trigo, Ipa´s e muitas outras que já fazem parte do cardápio em várias partes do mundo. 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Mapa
(61) 3218-2205/2203
Carol Oliveira
ana.carolina@agricultura.gov.br

Fonte

MAPA

 

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço