IMA participa de encontro de educação sanitária no Maranhão

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participou do o XVII Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco), em São Luiz (MA), no final de outubro. O objetivo foi analisar e discutir a situação da Educação Sanitária no Brasil, em relação à saúde animal, vegetal, ambiental e humana, tendo como foco o tema: “O futuro da saúde pública em nossas mãos”.

O evento acontece de dois em dois anos e reúne profissionais da medicina veterinária, zootecnia, agronomia, comunicação entre outros que trabalham principalmente nos órgãos de defesa sanitária agropecuária de todo o país.

Mais de 60 treinamentos específicos em educação sanitária ocorreram em Minas desde 1994 e capacitaram cerca de 1.500 veterinários, agrônomos, técnicos em agropecuária para desenvolver atividades educativas, otimizando o processo de fiscalização.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que a educação sanitária é atividade estratégica e instrumento de defesa agropecuária no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, para promover o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral, no cumprimento dos objetivos da defesa sanitária. “Esses treinamentos seguem a metodologia e filosofia do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (CONESCO) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)”, afirma.

Educação sanitária em Minas Gerais

Diversos projetos educativos são executados em Minas Gerais. Para viabilizar a habilitação sanitária de produtos de origem animal provenientes de agricultores familiares um importante projeto está sendo executado em todo o Estado e tem como meta cadastrar 200 agroindústrias de pequeno porte, até o final de 2013, com vistas a alcançar a melhoria do status sanitário e trazê-las para a formalidade na comercialização de seus produtos.

O projeto Sanitarista Mirim e Juvenil despontou no meio escolar, rural e urbano, há 10 anos, sob a coordenação e execução do IMA e Secretarias Municipais de Educação, permitindo a aprendizagem dos alunos sobre  assuntos ligados à agropecuária, como controle de doenças animais, pragas de vegetais, inspeção de produtos de origens animal e vegetal, meio ambiente, certificação e outros. Cerca de  91 mil estudantes e professores se envolveram no processo, em mais de 120 municípios mineiros. As crianças influenciam seus pais, geralmente produtores e trabalhadores rurais, com mudanças positivas de comportamento.

Devido à diversidade do Estado e os diferentes perfis da agropecuária outros projetos acontecem em locais específicos, tais como, projeto para o Controle do Greening - praga que ataca a citricultura mineira; o Projeto de Apoio à Saúde Agropecuária (PASA); Controle sem Resíduos na Vacinação contra a Febre Aftosa; Piscicultura; Queijo Minas Artesanal, além de ações de educação sanitária  desenvolvidas nos diversos programas técnicos das áreas de defesa sanitária animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e certificação. Recentemente, o IMA está colaborando com a Escola de Veterinária da UFMG na capacitação de alunos do 10º período de Medicina Veterinária com a abordagem de todo o conteúdo sobre Comunicação e Educação Sanitária.

Ainda, ao final do XVII ENESCO, foi elaborada pelos participantes a carta de reivindicações, que deverá ser enviada às autoridades e imprensa em geral, para que todos saibam e possam implementar as medidas necessárias. Esta carta é elaborada para servir de reivindicação e orientação para as políticas públicas da Educação Sanitária.

Nova Presidência do Conesco

A servidora do IMA, Patrícia Melo Martins, foi eleita em Assembleia Geral durante o evento, como Presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (CONESCO), para a gestão 2013 – 2015.

“Como Presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária, espero contribuir e somar esforços para promover a interação dos serviços de Defesa Sanitária, por meio da Educação Sanitária, junto a projetos desenvolvidos pelas várias entidades oficiais e não governamentais, além de incentivar a implantação de projetos educativos sanitários nas instituições de ensino, nos vários níveis, como conteúdo transversal à grade curricular e efetivar a destinação específica de repasse dos recursos dos programas sanitários para fins de utilização em projetos educativos”, afirma Patrícia.

A entidade tem por finalidade assessorar e colaborar com entidades técnicas, científicas, culturais e educacionais (nacionais e internacionais) que executem trabalhos de educação sanitária. O Conesco não tem fins lucrativos e congrega médicos veterinários, engenheiros agrônomos, comunicadores, ambientalistas, pedagogos, biólogos, médicos e demais profissionais especializados ou vinculados à educação sanitária e comunicação para saúde.

Ainda representando Minas Gerais, estão na diretoria do Colégio, os médicos veterinários mineiros, Juliana Laender, chefe da Superintendência Federal de Agricultura/MAPA e Altino Rodrigues Neto, diretor geral do IMA.

 

Fonte

IMA

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço