FEPAGRO ESTUDA CULTURAS POTENCIAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Oferecer alternativas tecnológicas viáveis para uma agricultura de baixo impacto ambiental. Esse é o objetivo de pesquisas realizadas na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) no Litoral Norte, em Maquiné (RS), com culturas potenciais para a agricultura familiar, como frutas nativas – com destaque para a palmeira juçara e a goiabeira serrana. Segundo o pesquisadorRodrigo Favreto, na atual conjuntura, onde são discutidas mudanças climáticas, menor uso de água, energia e outros recursos, é fundamental que a pesquisa seja direcionada para superar o desafio de promover a viabilidade da agropecuária e a sustentabilidade dos agroecossistemas.

Favreto explica que essas pesquisas estão inseridas em uma visão geral, a qual pressupõe que a atividade agropecuária deve levar em conta as características do ecossistema original – no caso das encostas do litoral norte gaúcho, a Mata Atlântica.

Palmeira juçara

É o que acontece com o estudo sobre a palmeira juçara (Euterpe edulis): o sentido é a valorização do recurso genético local. Ao invés de cortar o palmito e causar a morte da planta, a ideia é utilizar o fruto sem matar a planta e ainda gerar mais renda, como já vem sendo feito por agricultores da região, explica o pesquisador.

Conforme Favreto, a Fepagro, com apoio do Escritório Municipal daEmater/RS-Ascar e da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realiza atualmente pesquisas identificando formas economicamente viáveis de plantio da palmeira, como por exemplo, em consórcio com bananais. “O plantio da juçara consorciado possibilita a diversificação dos bananais, inserindo uma planta nativa da Mata Atlântica no sistema produtivo”, destaca.

Ainda em relação à juçara, há trabalhos com microbiologia, conduzidos na Fepagro Sede, em Porto Alegre, pelas pesquisadorasAnelise Beneduzi da Silveira e Andréia Rotta de Oliveira. “A ideia é a identificação de micro-organismos do solo que sejam benéficos para a palmeira, no sentido do controle biológico de doenças como a antracnose dos frutos, bem como na promoção do crescimento das plantas.”

Goiabeira-serrana

A goiabeira-serrana (Acca sellowiana) é uma fruteira pertencente à família Myrtaceae, nativa do planalto meridional brasileiro e nordeste do Uruguai. Atualmente, a Fepagro Litoral Norte possui populações segregantes de goiabeira-serrana, além de acessos de interesse, disponibilizados pelos professores Rubens Onofre Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Joel Donazzolo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). “O trabalho é desenvolvido por pesquisadores de diversas áreas de atuação da Fundação, juntamente com essas universidades”, esclarece a pesquisadora da Fepagro Litoral Norte,Raquel Paz da Silva.

Conforme Raquel, o estudo é importante, pois, apesar de ser nativa e apresentar potencial de exploração e manejo, é pouco conhecida e cultivada no país, possuindo apenas quatro cultivares registradas a partir de um trabalho conjunto entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a UFSC.

Lichia

Além das nativas, frutas exóticas como a lichia também estão sendo avaliadas. “A lichia (Litchi chinensis), originária da China, é considerada por alguns como a rainha das frutas tropicais, devido a seu sabor e aroma delicados, além do aspecto atraente”, conta Favreto. Ele esclarece que, no Rio Grande do Sul, a fruta é pouco conhecida, sendo praticamente inexistente seu cultivo. Mas atualmente estão sendo feitos estudos com o cultivo da lichia em Maquiné. “As avaliações fitotécnicas e de produtividade estão sendo realizadas em um pomar de 14 anos das cultivares Bengal, Brewster e Comores, pertencente ao engenheiro agrônomo Ronaldo Breno Petzhold.”

FONTE

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Darlene Silveira – Jornalista

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço