EUA estocam vacina contra a influenza aviária diante do receio de possível ocorrência de surto neste final de ano

EUA estocam vacina contra a influenza aviária diante do receio de possível ocorrência de surto neste final de ano

Decisão foi tomada depois de várias consultas a peritos após os surtos devastadores em todo o país em 2015.

O Serviço de Inspeção Sanitária e Fitossanitária de Animais e Plantas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/APHIS) anunciou a decisão de armazenar centenas de milhões de doses de vacina contra a influenza aviária (IA), estando a vacina da Ceva (Vectormune® AI) entre as duas selecionadas. Essa medida ocorreu após ao sacrifício de quase 50 milhões de aves domésticas este ano, devido à ocorrência de surtos em 15 estados.

Este ano testemunhou a pior epizootia (grande surto localizado) de IA altamente patogênica (HPAI) na história dos EUA e, apesar de o surto estar agora aparentemente sob controle, teme-se que a AI poderia reaparecer no início de 2016. Estima-se que o abate em massa de aves tenha custado mais de 500 milhões de dólares ao USDA.

Dr. Mark Davidson, Deputado Administrador dos Serviços de Importação/Exportação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, declarou recentemente em um congresso internacional de avicultura que: "Nós fizemos um esforço enorme para nos prepararmos para essa  época do ano, diante da possibilidade de haver mais entradas (de IA) com o retorno das aves migratórias do norte." E acrescentou: "Estaremos preparados para vacinar, se necessário."

Dr. Yannick Gardin, Diretor de Ciência e Inovação da Ceva, uma das duas empresas que ganharam o contrato de fornecimento de vacinas, afirmou hoje que: "Vem aumentando a quantidade de dogmas sobre o controle da IA. Os países que decidiram vacinar eram vistos como “maus”, porque acreditava-se que tinham problema com a doença. Mas isso já não está mais correto, dada a natureza mutante do vírus da IA, que agora é capaz de sobreviver em aves silvestres (migratórias) durante longos períodos de tempo. Essas aves se movimentam rápido e percorrem grandes distâncias, misturando-se constantemente a outras, o que significa que agora podem surgir epizootias de importância imprevisível em muitas áreas no mundo todo e não mais permanecer exclusivamente endêmicas e localizadas. Nenhum país pode ser considerado a salvo, e programas preventivos de saúde, tais como de vacinação e de biosseguridade, devem ser implementados."

A influenza aviária mudou drasticamente nos últimos anos. Até o momento, 357 surtos de influenza aviária já foram reportados à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)2 no ano de 2015, o que significa um aumento estarrecedor de 147% em relação ao número registrado em 2014. Ao redor de 31 países reportaram surtos em 2015.

Embora o APHIS não tenha aprovado o uso de vacinas para prevenção de IA, esse estoque mostra que o órgão está se preparando para garantir a disponibilidade de vacinas, caso seja tomada a decisão de vacinar durante um surto futuro.

Sobre a Ceva:

A Ceva Saúde Animal é uma empresa multinacional de saúde animal comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização de produtos farmacêuticos e vacinas para animais de estimação, pecuária, suínos e aves. Acesse: www.ceva.com

Sobre a vacina Vectormune AI A Vectormune ® AI é uma vacina vetorizada contra o vírus H5 de influenza aviária altamente patogênica. Para mais informações, acesse http://www.avian-influenza-vaccines.com/

Site com informações do USDA http://tinvurl.com/l75hk53

Ceva http://files.workr.com.br/ViewImage.aspx?image=AYJMh6V13D7Yha/idPEutg==" width="201" class="CToWUd" />

 

Mais informações

Assessoria de Imprensa Ceva Saúde Animal

Eliana Panty
Cel : + 55 48 99804920
Skype : eliana.panty

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço