Embrapa lança livro de receitas com alimentos biofortificados



A publicação Receitas Biofortificadas será lançada pela Embrapa durante a Copa das Confederações, no dia 25 de junho de 2013, no Centro Aberto de Mídia, montado no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Com as mais de 30 opções de preparo dos alimentos enriquecidos, o intuito é tornar seu consumo mais agradável na merenda escolar.

A publicação será distribuída para as escolas participantes do Projeto BioFORT e as merendeiras receberão treinamentos. Com as receitas em mãos, as merendeiras poderão colaborar para a introdução das cultivares enriquecidas nas escolas, diversificando os pratos servidos às crianças.

Enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população, com qualidade e segurança alimentar, é o objetivo do BioFORT, projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, que busca o desenvolvimento de cultivares com altos teores de ferro, zinco e pró-vitamina A de alimentos básicos: arroz, feijão, feijão-caupi, batata-doce, mandioca, abóbora, trigo e milho.

A publicação contém mais de 30 receitas, todas testadas com o material biofortificado e adaptadas a possíveis diferenças no preparo. Da batata-doce alaranjada, rica em betacaroteno, por exemplo, é possível fazer torta, doce, salada, bolo, biscoito, pão, pizza, purê e outros pratos.

Durante o evento, haverá degustação de receitas apresentadas no livro, preparadas com material biofortificado.

BioFORT no Rio de Janeiro

Em Itaguaí (82 km da capital), a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Secretaria de Meio Ambiente mantêm uma unidade de demonstração de cultivos biofortificados, onde são plantados feijão, batata-doce e mandioca. 

Os alimentos produzidos são encaminhados para as escolas do município e usados na alimentação dos alunos. Três escolas rurais já contam com sua própria horta biofortificada.

Está em fase de planejamento a implantação de outras duas unidades de demonstração, em Rio das Ostras e em Pinheiral, que ampliarão a produção de cultivares mais nutritivas no estado do Rio de Janeiro.

BioFORT no Brasil

Além do Rio de Janeiro, o BioFORT atua nos estados do Maranhão, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul, executando o trabalho de pesquisa e transferência de tecnologia junto a produtores e escolas.

Para mais informações sobre o BioFORT, acesse: www.biofort.com.br.

Serviço

Lançamento da publicação "Receitas Biofortificadas"
Local: Centro Aberto de Mídia (CAM)- Forte de Copacabana - Rio de Janeiro
Data: 25 de junho de 2013
Hora: 15 horas

FONTE

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Juliana Miura e Rosângela Evangelista - Jornalistas
Telefones: (61) 3448-1717 e (61) 3448-4113

 

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2018   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço