Embrapa Informação Tecnológica participa de capacitação do projeto Minibibliotecas em MG

Iniciativa faz parte do projeto Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral, no Plano Brasil Sem Miséria

Representantes da extensão rural, diretores de escolas, professores, bibliotecários, agricultores, presidentes de associações rurais e acadêmicos de Agronomia da Universidade de Montes Claros (Unimontes), Minas Gerais, participam, nos dias 21 e 22 de junho, no município mineiro de Janaúba, da segunda capacitação coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral, no Plano Brasil Sem Miséria – Rede Geral, e tem o objetivo de preparar mediadores para desenvolver ações baseadas no uso de conteúdos técnico-científicos das Minibibliotecas.

Quarenta e quatro kits de publicações serão entregues aos participantes do treinamento, para utilização nos 17 municípios que fazem parte do Território da Cidadania Serra Geral.

Diversidade
Segundo a pedagoga Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica, responsável por conduzir a capacitação com o grupo formado por cerca de 50 profissionais, a metodologia adotada vai respeitar a vivência de cada pessoa. “Será um desafio trabalhar com um público tão  heterogêneo, por isso a ideia é aproveitar as experiências individuais”, explica. “O acervo das Minibibliotecas deve ser visto como fonte de informações, mas a estratégia de uso depende da criatividade, e vai variar de acordo com a expectativa e o perfil de cada segmento”. Participam também da capacitação a supervisora de Organização da Informação (SOI), Maria Clara Guaraldo Notaroberto, e a assistente Andréia Barbosa, ambas da Embrapa Informação Tecnológica.  

O primeiro treinamento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro de 2012, e envolveu extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais e do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM); jovens do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, MG, e representantes do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. À época, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Embrapa disponibilizou dez kits de Minibibliotecas, com o objetivo de ajudar nas ações de transferência de tecnologia e na construção do conhecimento no Território Serra Geral.

Para o coordenador do projeto Rede de Parcerias, o analista Fredson Ferreira Chaves, da Embrapa Milho e Sorgo, a importância da iniciativa transcende as doze horas de capacitação presencial. “Colaborar com um projeto como esse, de cunho social, significa muito para a Embrapa. O seu alcance vai além da capacitação, porque é a partir dela, do incentivo aos mediadores, que será possível ajudar as comunidades agrícolas que ainda estão em situação de pobreza”, comenta.

O analista ressalta, ainda, que  muitos agricultores, arrendatários e quilombolas trabalham hoje, na região, apenas com a agricultura de subsistência. “Com mais informação e conhecimento, será possível oferecer a eles condições de se inserir no mercado e vender seus produtos, gerando emprego e renda”, completa. “As Minibibliotecas são uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento rural e sustentável”.

O projeto Minibibliotecas, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com as Unidades de pesquisa localizadas em todo o Brasil, oferece conteúdos impressos, em CD e em DVD, sobre tecnologias de baixo custo e de simples adoção, as quais são apresentadas em linguagem didática. Atualmente, 3.500 kits são utilizados, principalmente em instituições de ensino e escolas técnicas brasileiras e de Moçambique, na África.

Fonte: Portal Dia de Campo

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço