Embrapa detecta nova praga em RR; largarta ataca plantações de soja

Lagarta ameaça plantação de soja

(Foto: reprodução/TV Tem)

Helicoverpa Armigera foi detectada em plantações em Boa Vista e Bonfim.
Roraima deverá ficar em estado de emergência fitossanitária.

Uma nova praga detectada no estado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode deixar Roraima em estado de emergência fitossanitária. Exames comprovaram a ação da lagarta Helicoverpa Armigera em plantações de soja nos municípios de Boa Vista e Bonfim. A praga já vem causando sérios prejuízos aos produtores da cultura e deve comprometer a Safra 2013/2014.

Identificada recentemente no país, a lagarta Helicoverpa Armigera tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. Bahia, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais estão entre os estados brasileiros já afetados por essa praga.

Em Roraima, a agrônoma e diretora de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Marta Mota Henchen, informou que os estudos para identificar a presença da praga no estado iniciaram no mês de agosto após relatos de produtores afetados.

Pesquisadores da Embrapa foram a campo colher amostras que foram encaminhadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para análise. A praga foi confirmada por meio do DNA da lagarta. A Aderr recebeu nesta quarta-feira (14) o documento apontando a existência da Helicoverpa armigera no estado.

Agrônoma e diretora de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), Marta Mota Henchen (Foto: Vanessa Lima/G1)
Agrônoma e diretora de Defesa Vegetal da Aderr
Marta Mota Henchen (Foto: Vanessa Lima/G1)

"A praga tem uma voracidade grande de destruição das plantações. As colheitas de soja devem ter quedas consubstanciais. Ela afeta diretamente a produção", aponta Mota.

Ainda nesta quarta-feira, técnicos da Aderr devem se reunir com representantes do Ministério da Agricultura no estado para discutir medidas de controle da praga e sobre a portaria para decretar estado de emergência fitossanitária em Roraima -  medida necessária em casos de detecção de novas pragas.

"Vamos solicitar ao Ministério da Agricultura que seja decretada a emergência para que ele nos ajudem no combate e até na investigação de onde tem a praga. O que queremos agora é buscar soluções para as áreas que ainda não estão com as lagartas", destaca.

Segundo a agrônoma, os técnicos da Aderr serão capacitados pela Embrapa para irem a campo fazer um levantamento de todo o estado para que se trace um diagnóstico geral sobre o foco da praga em Roraima. Bonfim e Boa Vista são os municípios com as maiores plantações de soja do estado.

Fonte

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/08/embrapa-detecta-nova...

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço