Demanda por produtos industrializados cresce no Brasil

Produtos como azeite e bebidas estão aumentando suas participações nas compras dos brasileiros com o aumento de renda (Foto: Getty Images Brasil)

Um estudo elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura mostra que o aumento de 8,6% na renda dos brasileiros nos últimos cinco anos impulsionou o consumo de alimentos com maior valor agregado, como carnes e derivados do leite, além debebidas, como cerveja e vinho. 

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, acredita que a tendência é de que o aumento do consumo continue na próxima década. Segundo as estatísticas do Ipeadata a renda per capita dos brasileiros cresceu a uma taxa anual de 1,72% nos últimos cinco anos, passando de US$ 10,69 mil em 2008 para US$ 11,61 mil em 2012. 

José Gasques observa que produtos básicos da mesa do brasileiro, como arroz e feijão, devem ter o crescimento do consumo associado ao aumento vegetativo da população. "Essa demanda tem crescido por volta de 1% ao ano, pouco abaixo do crescimento populacional do País. No entanto, outros produtos com maior valor agregado serão ainda mais buscados no mercado, devido ao maior poder aquisitivo dos brasileiros", explica. 

O produto que teve maior aumento de consumo pela população brasileira foi o queijo mussarela, com crescimento de 3,77% ao ano. Outros produtos industrializados que ganharam mercado foram a carne de frango (1,87% ao ano); carne bovina (2,77% ao ano), leite de vaca (2,29% ao ano), iogurte (2,97% ao ano) e azeite (3,06% ao ano). Entre as bebidas se destacam a cerveja (3,85% ao ano), vinho (3,2% ao ano) e cachaça (2,11% ao ano).

Fonte

Revista Globo Rural

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço