Rodrigo Figueiredo assume no lugar de Ênio Marques. Decisão foi publicada nesta quarta-feira. 

Depois de meses de especulação, o secretário de Defesa Agropecuária Ênio Marques, foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14. Em seu lugar, assume o advogado Rodrigo Figueiredo. Ênio estava desde março de 2012 no cargo e exerceu a função em outras duas ocasiões: de 1992 a 1993, e de 1995 a 1999.  
 
Os rumores de uma eventual troca de comando na secretaria ganharam força nos últimos meses. A possível indicação de Pedro de Camargo Neto, ex-presidente da Abipecs, chegou a gerar manifestações públicas contrárias da Anffa Sindical, que reivindicava um técnico para o cargo. 
 
Segundo informações do Estadão, o nome de Figueiredo também encontrou resistência. Parte da bancada ruralista defendia a permanência de Ênio Marques. A oposição mais forte foi da senadora Kátia Abreu (PSD/TO), presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
As informações de bastidores dão conta que a senadora enviou uma carta ao ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB/MG), apresentando argumentos contra a nomeação de Rodrigo Figueiredo para a SDA.Ele teria sido indicado pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) . 
 
Figueiredo possui mais de 20 anos de serviço público, começou sua carreira no Banco do Brasil e já foi secretário-executivo do Ministério das Cidades. Rodrigo Figueiredo atualmente chefiava a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá (MT).
 
Na pasta exerceu as funções de coordenador-geral de Convênios, assessor especial do ministro da Agricultura, chefe de Gabinete da Secretaria Executiva e assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). Rodrigo Figueiredo atuou no Ministério da Agricultura de 1999 a agosto de 2003.
 

Fonte

Portal DBO com agências

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço